Leituras para auxiliarem no Concurso para Professores de Ciências 2013
Dicas para auxiliar os professores de Ciências em concurso e em sala de aula:
http://www.if.ufrgs.br/ienci/artigos/Artigo_ID94/v7_n3_a2002.pdf
http://efp-ava.cursos.educacao.sp.gov.br/Resource/675702,314/Assets/ciencias/pdf/mgme_mat_m3forum.pdf
http://www1.folha.uol.com.br/fsp/ilustrad/fq2503200321.htm
Disciplina
EDM5804-5 Tópicos de Epistemologia
EMENTA
1. - Conhecimento: panorama histórico
a) Breve história social do conhecimento
b) O Conhecimento na escola: abstrato x concreto; inatismo x construtivismo
c) O cartesianismo e a idéia de cadeia
d) A idéia de rede: antecedentes, características, explorações
2. - Inteligência: panorama e perspectivas
a) Os testes e a intenção da medida
b) Metáforas da mente: módulos, esquemas e sociedade
c) O espectro de competências:: antecedentes, características, explorações
d) Inteligência: individual x coletivo; natural x artificial... veja mais
a) Breve história social do conhecimento
b) O Conhecimento na escola: abstrato x concreto; inatismo x construtivismo
c) O cartesianismo e a idéia de cadeia
d) A idéia de rede: antecedentes, características, explorações
2. - Inteligência: panorama e perspectivas
a) Os testes e a intenção da medida
b) Metáforas da mente: módulos, esquemas e sociedade
c) O espectro de competências:: antecedentes, características, explorações
d) Inteligência: individual x coletivo; natural x artificial... veja mais
OBJETIVO
- Construir um panorama das concepções de conhecimento e de inteligência, recorrendo à história, à filosofia, à psicologia e buscando evidenciar o modo como as referidas concepções influenciam a prática docente;
- Contribuir para a elaboração das concepções de conhecimento como rede de significações e de inteligência como espectro de competências, imagens metafóricas de importância crescente nos terrenos da epistemologia e da didática;
- Refletir sobre a presença das tecnologias informacionais na sociedade e na escola, bem como sobre as transformações em curso no significado do trabalho, em suas relações com a educação... veja mais
- Contribuir para a elaboração das concepções de conhecimento como rede de significações e de inteligência como espectro de competências, imagens metafóricas de importância crescente nos terrenos da epistemologia e da didática;
- Refletir sobre a presença das tecnologias informacionais na sociedade e na escola, bem como sobre as transformações em curso no significado do trabalho, em suas relações com a educação... veja mais
ÍNDICE DE VÍDEOS DA DISCIPLINA
- Tópicos de Epistemologia - Introdução (1/2)
- Introdução (2/2)
- Aula 2 (1/2)
- Aula 2 (2/2)
- Aula 3 (1/2)
- Aula 3 (2/2)
- Aula 4 (1/2)
- Aula 4 (2/2)
- Aula 5 (1/2)
- Aula 5 (2/2)
- Aula 6 (1/2)
- Aula 6 (2/2)
- Aula 7 (1/2)
- Aula 7 (2/2)
- Aula 8 (1/2)
- Aula 8 (2/2)
- Aula 9 (1/2)
- Aula 9 (2/2)
- Aula 10 (1/2)
- Aula 10 (2/2)
- Aula 11 (1/2)
- Aula 11 (2/2)
- Aula 12 (1/2)
- Aula 12 (2/2)
- Aula 13 (1/2)
- Aula 13 (2/2)
Comentários