Saúde e problemas de aprendizagem


O THDA,é mais que um problema para pais e principalmente educadores ( da rede pública, que conceituam  estas crianças como indisciplinadas, "burras", etc),mas pelo contrário,a criança com THDA, pode ser muito inteligente,só que o seu cérebro funciona um pouco diferente dos que são considerados normais, e eu como mãe e educadora,sinto na carne este dilema.
Para ajudar meu filho eu pesquiso muito,procuro conhecer, e tentar recuperar o perdão dentro de mim,pois me culpo constantemente,ainda mais que na gestação desse filho,eu estive enfrentando grandes problemas emocionais,principalmente com relação ao irmão gêmeo de minha filha primogênita, que consta hoje com 14 anos e meio. O Gabriel,após cateterismo, ficou especial, sem andar,enxergar, comia através de sonda gástrica, e o pior de tudo,ficou cego. E, nesse período,engravidei do Emmanuel, foi loucura, mas ele é muito abençoado,e com ele aprendo muito.
Bem, aqui resumi um pouco da minha história, além do THDA,ser um fator genético, ele é um transtorno que pelas pesquisas, aparece mais nos meninos do que nas meninas.
No caso, do meu filho,ele possui a questão da impulsividade, gosta de fazer várias tarefas no quesito manual, como ele faz curso no Ceap-Pedreira, e se dá bem e algumas disciplinas, como laboratório de Ciências, ou de Informática, o ano passado fez até um carrinho de rolimã. Agora, quando se trata da questão de escrita,nem parece que ele é filho de uma escritora, não consegue se concentrar principalmente em uma dissertação, mas ele tenta.
Até hoje,me questiono sobre o zero que ele ficou na Disciplina de História, na escola onde estudou,sendo que o mesmo conhecia o conteúdo, talvez a colega não sabe avaliar de outra forma, e isso, me causou conflitos mais que profissionais,pois sou professora titular de cargo da Disciplina de Química nessa mesma UE. Fico doente quando se trata de injustiças com estas crianças, em especial quando se trata do meu filho.
Não vou dizer que como educadora já não pequei também, "rotulando" crianças, mas aos poucos fui aprendendo a conviver com as deficiências, transtornos, e problemas de aprendizagem, em especial agradeço a Vida, que me deixou ser Professora Coordenadora da EE Manuel Borba Gato, num determinado período, e lá tinha 2 classes com crianças que eram portadoras de doenças mentais leve e moderada, e quando também conheci a professora, doutora e escritora Maria Dolores Fortes, que superou a própria deficiência física para ensinar. Agradeço de coração as educadoras como Fernanda,Cida, Consuelo, e outras que muito me ensinaram sobre estas questões.Sem contar, que agradeço in memorian a Tânia Legg, que era diretora da escola nessa época.
Mas, voltando a citar sobre THDA,é um passo a cada dia, e agradeço a Deus,embora muitas vezes,meu filhote esteja ligado ao 420 Volts, que quase enlouqueço,mas aprendo com ele, e digo mais, ele me superou na questão de tentar fazer um jogo on line, isso por que estou fazendo um curso sobre Tecnologia da informação.
Bem, existem pesquisas novas no mercado sobre esta questão,e também sobre o uso de medicamentos, às vezes, eu gostaria de mudar o uso de Ritalina,que atualmente está em falta, por medicamentos mais naturais possíveis, não estou dizendo que a medicação é ruim, ela associada devidamente prescrita pelo neuro ou psiquiatra infantil, ajuda muito na concentração da criança. Infelizmente, algumas pessoas conseguem esta medicação controlada para outros fins, lembrando que é uma droga, e pode viciar caso a pessoa não sofra o THDA. Além da Ritalina, existem outras medicações, mas devemos saber que no caso, elas só podem ser prescritas pelo médico responsável.
Hoje além de ver as novidades sobre esta questão, vi informações sobre os Neuro Games que podem auxiliar no aprendizado dessas crianças.
Bem deixo a dica que além do tratamento com neuro ou psiquiatra infantil, existe todo um complexo como o tratamento com uma psicopedagoga, e eu conheci uma ótima que me ajudou muito a doutora Mylene Barros.
Além disso,deixo o link e o blog para pesquisas.
Um abraço da mãe, escritora e educadora(formada em Química) Téka Castro
São Paulo, 17 de junho de 2013. 16:37 h , tarde friazinha em SAMPA.- Brasil

Comentários

Pena a rede pública de saúde em São Paulo, não ter uma psicopedagoga para tratar de crianças e adolescentes com THDA, e em parceria com as Secretarias Municipal e Estadual da Educação.
Deveria ter prioridade esta questão, mas nossos governantes só querem faturar muito em obras megagigantescas, e a saúde e a educação que se explodam,haja visto que numa pequena cidade do Norte/Nordeste do Brasil,os vereadores reduziram os salários dos professores e no mesmo dia aumentaram os próprios salários.Absurdos,ocorrem, e o povo nas ruas quando se manifestam, quebram tudo, usam máscaras para se esconder e dizem que a abuso dos policiais.
Nossos erros, são de votarmos nas pessoas erradas. Dizem que é democracia que vivemos, até que ponto,se um cidadão não votar, não pode concorrer ao concurso público, e lhe é tirado muitas outras coisas.Pense nisso.
Para conhecer um pouco mais sobre a história de Gabriel,acesse: http://www.blocosonline.com.br/literatura/prosa/dp/dp02/dp020815.htm
Ofereço esta postagem in memorian a Gabriel Gonçalves Mendes Castro,seus padrinhos, e pessoas que o conheceram em vida terrena.

Postagens mais visitadas deste blog

Divulgação de Escritores Contemporâneos - Oficina das Letras

Phmetria e manografia esofágica

Comentários sobre Pinochianas - Apresentação 19 de Dezembro de 2012