Tecnologia: A busca de novos conhecimentos.

Bem, lembrando que aqui mesmo já comentei sobre a questão da positividade da internet, e também de sua negatividade, quando postaram a suposta morte de Almir Kader, e foi um reboliço.Isso, quando outros postam apenas bobagens, e toda sua vida pessoal passo a passo.
Sem contar da questão das redes sociais, que até postei muitas coisas que não precisava, até ofendi pessoas, não nego, mas também fui ofendida, em especial no facebook.
Mas, lembrando o que é tecnologia? O termo tecnologia vem do grego "tekhne" que signfica "técnica, arte, ofício" juntamente com o sufixo "logia" que significa "estudo". Tecnologia é um produto da ciência e da engenharia que envolve um conjunto de instrumentos, métodos e técnicas que visam a resolução de problemas. É uma aplicaçãoprática do conhecimento científico em diversas áreas de pesquisa.
As tecnologias primitivas ou clássicas envolvem a descoberta do fogo, a invenção da roda, a escrita, dentre outras. As tecnologias medievais englobam invenções como a prensa móvel, tecnologias militares com a criação de armas ou as tecnologias das grandes navegações que permitiram a expansão marítima. As invenções tecnológicas da Revolução Industrial (século XVIII) provocaram profundas transformações no processo produtivo.
A partir do século XX, destacam-se as tecnologias de informação e comunicação através da evolução das telecomunicações, utilização dos computadores, desenvolvimento da internet e ainda, as tecnologias avançadas, que englobam a utilização de Energia Nuclear, Nanotecnologia, Biotecnologia, etc.
Os avanços da tecnologia provocam grande impacto na sociedade. Pelo lado positivo, a tecnologia resulta em inovações que proporcionam melhor nível de vida ao Homem. Como fatores negativos, surgem questões sociais preocupantes como o desemprego, devido a substituição do Homem pela máquina ou a poluição ambiental que exige um contínuo e rigoroso controle.
significado de Tecnologia está nas categorias: GeralTecnologia http://www.significados.com.br/tecnologia-2/
Observando a esta questão e agora fazendo parte do proinfo, e aprendendo sobre TI, tenho que voltar meus neurônios as pesquisas e reflexões, além das participações em fóruns do curso, que está em andamento.
Numa das questões desses fóruns, se questiona sobre dois vídeos que assistimos e que irei compartilhar aqui com todos, sobre o uso da tecnologia, mais na questão de vícios e de auxílios.
A minha resposta foi esta:
Olá pessoal, tuttoras. Bom dia!
Bem antes de citar sobre a questão dos vídeos assistidos, lembrei-me de um físico teórico Stephen Hawking, que tem problemas físicos e na fala, a própria tecnologia o ajuda na sua vida cotidiana, e onde consegue dar palestras e é um grande cientista.
Além disso, temos aqui no Brasil a inovação das urnas eletrônicas, e a Deputada Mara Gabrilli, luta para a votação em biometria, que já existe em alguns raros lugares.
Nesse ponto a tecnologia é ótima, pode auxiliar na medicina, no cotidiano de uma dona de casa, acho que nossa geração ainda lembra do desenho: Os Jacksons, uma família futurista, que a maior parte de sua vida é tecnologia.
Mas, vamos citar da questão contrária, a negatividade, ontem mesmo voltado da perícia, na Av. Washiston Luís um jovem estava no volante e ao mesmo tempo no celular, digitalizando, sem contar que o carro dele estava com a porta aberta. Até o alertamos, sobre a porta. Agora fico pensando dirigir e falar ou digitar no celular são coisas que não combinam , acredito que o número de acidentes aumentou muito em relação a isso. Até mesmo nós docentes, atualmente não ficamos sem o celular, e queremos sempre o mais avançado, conheço pessoas que tem 2 aparelhos com 3 chips, mais um muito de aplicativos, ainda sou antiga, prefiro parar num lugar que tenha orelhão e ligar para minha casa, avisando onde estou. Claro que é útil o celular, mas já viciou a população, e vejo falta de respeito quando as pessoas deixam ligado dentro da Igreja, numa aula, como no nosso curso, numa palestra, e em lugares que deveriam ter absoluto silêncio.
Agora quanto aos vídeos, em questão dos jovens ficarem viciados em jogos de guerra, isso é muito perturbador mentalmente, pois que não se recorda do estudante de Medicina que era viciado em um jogo, e agiu na realidade matando pessoas que estavam curtindo um cineminha???Existe jogos que são verdadeiras bombas e lavagem mental para nós mesmos, e em particular para nossos jovens, por isso a importância de não colocarmos computadores nos quartos de crianças ou adolescentes, o meu PC, retirei do meu quarto, e coloquei na sala, assim, controlo um pouco mais os meus encantos de 9, 11, e 14 anos.
E, quando vejo alguém jogando algo que eu não goste, mando tirar, mesmo sendo tachada de chata.
É muito preocupante para quem é mãe nos dias atuais, isso acaba sendo como o próprio vídeo coloca bem uma droga, e a comparo com o crack, pois pode levar a morte, ou de si própria ou de outros.
Já no outro vídeo, já citei acima, coisas que podem auxiliar a Vida Humana, até mesmo de um outro ser vivo, como está ocorrendo também no campo veterinário, isso é muito bom, e temos assim, como outros colegas já postaram no fórum dosar nossa vida, tentarmos viver plenamente sem vícios, e numa filosofia que estou aprendendo junto com um curso de formação do CEAP-Pedreira, a nossa maior empresa é a família.Temos que investir melhor, e como somos educadores, passar isso para os pais de nossos alunos, numa reunião de pais e mestres, não só falarmos de notas e compartamentos, sei que é difícil, mas não impossível. 
Abraços, espero ter contribuído com alguma coisa útil. 
 Assim como comentei, espero ter auxiliado pais, professores e outros leitores na questão sobre tecnologia, só que temos que dosar em tudo nossa conduta, saber administrar de maneira que não ofendamos aos outros e nem a nós mesmos.
Um abraço da escritora Téka Castro, registrado também em artigo no Recanto das Letras



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Divulgação de Escritores Contemporâneos - Oficina das Letras

Phmetria e manografia esofágica

Comentários sobre Pinochianas - Apresentação 19 de Dezembro de 2012