À procura de uma vaga na rede pública

Gente, mesmo sendo docente( embora desde agosto, afastada por disfonia- funcional? espasmódica? emocional?), sou mãe e compartilho com muitos pais aqui a loucura que é procurar uma vaga para seus filhos, somente quem é pai ou mãe, e se preocupa verdadeiramente com os filhos sabe o que passamos.
Sou efetiva numa escola estadual, e já desde os meados do ano passado, tentei garantir a vaga da minha filha na mesma escola, e pedi tanto para a coordenação quanto para direção uma oitava no ano de 2013, no período matutino.Pois, minha princesa, de 14 anos, faz ballet na Escola de Dança de São Paulo(Escola Municipal de Bailado) que só tem mais de 70 anos de tradição.
Pois, bem, não fui atendida, a gestora, por razões talvez até de influência dos colegas, que acham que uma oitava série/nono ano, no período matutino, comprometeria o andamento da escola( que já tem tantos erros, a começar, por eu está lá, as pessoas não me suportam, pois sou chata, a favor, dos alunos, pais, e acabam absorvendo coisas demais, ficando até doente).
Mas, voltando, a questão, desde novembro do ano passado, eu e meu esposo, já fomos a diretoria de ensino tanto da rede estadual, quanto da municipal, já fizemos a inscrição por intenção de vaga, e eu pessoalmente enviei e mail, para deputados, que no momento não podem ajudar.
Um deles, ainda me enviou a resposta, o outro, que se diz preocupado com a educação, nem sequer, enviou: -Não posso fazer nada por você.( E, esta é a segunda vez, que o senhor C.G, faz isso comigo - e ainda olhem a ironia, colocou como candidata, a vice da escola que leciono para concorrer como vereadora no ano passado, é preocupante. Eu particularmente não o suporto, o que ele faz mesmo pela educação, além de aumentar o próprio salário???Se valorizasse mais aos professores, viveria apenas com o salário de professor, que mesmo como deputado, continua ganhando).
Mas, voltemos, posto nesse meu comentário os e mails que já enviei e recebi da SEE, e outros.
Sei que somente quem é pai, verificará que a "Educação" virou uma ditadura, e hoje tudo é Sistema, gostaria de acabar com essa pessoa que inventou o tal SISTEMA.
Vamos aos e mails:
Data de 21/02/2013 - Resposta de um dos deputados.

A legislação determina que a criança tem o direito a estudar próximo de sua residência, porém a legislação não determina qual é a distância; assim as secretarias municipal e estadual de educação, fixaram que essa distância é de um raio de até 2km da residência. Caso estudem mais distantes disso, é possível pedir a transferência para escola mais próxima da seguinte maneira: Crianças que estão matriculadas em escola estadual, só podem ser transferidas para outra escola estadual; crianças que estudam em escola municipal, só podem ser transferidas para outra escola municipal.
Lembramos ainda, que a criança que saiu da EMEI, não tem garantida sua vaga na rede municipal, já que a EMEI é Educação Infantil e só tem pelo município e o Ensino Fundamental as vagas são compatibilizadas, ou seja, divididas com o estado.
Para transferência, é necessário que você esgote todas as tentativas com a escola,  a Diretoria de Ensino para o caso da Municipal, e Delegacia de Ensino e Central de Atendimento 08007700012 para a Estadual, anotando data, hora e nome da pessoa que atendeu, pois só assim comprovamos que você já reclamou e tentou.
Encaminhar nome completo da mãe da criança, data de nascimento, endereço completo com CEP e telefone de contato, nome completo da criança, data de nascimento, série, nome completo da escola se é municipal ou estadual.
Caso ainda tenha alguma dúvida, você pode entrar em contato com Valéria pelo telefone: 3053-1015 ou email leiagama@uol.com.br.
Obrigado,
Dia 20/02/2013 - enviei este e mail:

Boa tarde, senhor Deputado.
Sei que esta é a segunda vez que recorro aos seus contatos.
Minha filha de 14 anos, faz ballet na Escola de Dança de São paulo, antiga escola municipal de bailado, que fica Abaixo do Viaduto do Chá, s/nº.já há algum tempo.A escola onde ela está matriculada, mesmo sendo efetiva e parte da comunidade de lá, a direção não criou uma oitava série no período da manhã. Sendo que eu pedi e outras mães também.
Fiz o que a lei me permite, que foi a intenção de vaga no Oswaldo Aranha, pois estou pensando na questão de acessibilidade, e na questão de alimentação da mesma.
Até o momento não consegui nada, e nem mesmo a secretaria do estado ajuda, como pode verificar no e mail abaixo.
Eu sei a importância dos estudos, e minha filha é bem capacitada para tal.
E, mesmo para o ballet, já que a mesma estuda numa escola de tradição em São Paulo.
Peço, pelo amor de Deus, que nos ajude.
Vou tentar amanhã, fazer inscrição numa outra U.E da Sul 1, já que o Oswaldo Aranha é de outra diretoria.
Fico chateada, pois colegas, também apoiam que não tenha a oitava de manhã, pois acha que os alunos dão trabalho, e no entanto, eu sou mãe, e leciono desde 1988. Estou vendo que a "educação" está uma ditadura.
Peço pela amor de Deus, que me ajude.
Minha filha, esta semana, já iniciou o ballet, e está faltando já na escola ou seja no Lauro Travassos.
Meu telefone: 11 XXXXXXXX - Celular do meu esposo: 9XXXXXXXX- Eduardo.
Grata, Tereza Cristina G Castro, escritora e educadora, além de mãe desesperada.
Dia 20/02/13 - Resposta que recebi da Secretaria da Educação do Estado de SP :

Prezado (a) Senhor (a)


Em atenção ao seu e-mail, esclarecemos que, para que possa fazer a transferência do (a) aluno(a), deverá  seguir a 

Resolução SE 80 de 06/08/2012 que Define procedimentos e critérios do Programa de Matrícula Antecipada/Chamada Escolar/Ano 2013, para cadastramento de alunos e atendimento à demanda do ensino fundamental, na rede pública de ensino do Estado de São Paulo.

PORTARIA CONJUNTA SEE/SME Nº 1, DE 15 DE AGOSTO DE 2012, que define parâmetros comuns à execução do Programa de Matrícula Antecipada/Chamada Escolar/Ano 2013, para o ensino fundamental, na cidade de São Paulo, e dá outras providências.


Após o início das aulas – Inscrição por transferência – os alunos inscritos ou em continuidade de estudos que mudarem de residência/bairro/distrito/ município deverão dirigir-se à escola pública mais próxima da nova residência para formalizar a inscrição por transferência da matrícula (opção 14.8.3), comprovando a mudança de endereço, e aguardar, na escola de origem, a efetivação da matrícula pela escola de destino.

Após o início das aulas – Inscrição por intenção de transferência – os alunos com matrícula ativa no ano letivo de 2013, sem alteração de endereço residencial, deverão procurar a escola pretendida para se inscrever por intenção de transferência, no Sistema de Cadastro de Alunos (opção 14.8.5), podendo ter atendimento imediato desde que haja disponibilidade de vaga após o atendimento de todos os alunos de todas as etapas, inclusive aqueles inscritos por deslocamento e transferência, por motivo de mudança de residência.


Inscrição por Intenção de Transferência – o procedimento no Sistema de Cadastro de Alunos utilizado para registro da solicitação de mudança de escola por vontade do aluno ou de sua família e não por necessidade, sendo que não é preciso haver mudança do endereço para se efetivar a inscrição, devendo, no entanto, o aluno permanecer estudando na escola de origem até o surgimento de vaga na escola pretendida, quando então será atendido na sua solicitação de intenção de transferência.

Esclarecemos que o aluno permanecerá estudando na escola de origem e será atendido na sua solicitação de intenção de transferência quando da existência da vaga na escola pretendida.

É condição necessária para a efetivação desta inscrição que o aluno possua matrícula ativa na Rede de Ensino

Orientamos também, que entre em contato pessoalmente com o Núcleo de Gestão da Rede Escolar e Matrícula na Diretoria de Ensino que jurisdiciona as escolas da região, para os esclarecimentos e orientações necessárias.

Atenciosamente




No dia 19, envie este e mail para a SEE SP.
Boa tarde! Sou professora titular do cargo de Química da EEProfessor Dr. Lauro Pereira Travassos, e mãe de 2 alunos que estudam na mesma. Uma está na 8ª série/9º ano, e o outro na 6ªsérie/7º ano. O problema é o seguinte, desde o ano passado eu e outras mães, solicitamo à direção, 1 8ª no período da manha. Minha filha faz ballet na Escola de dança de SP( Escola Municipal de Bailado) no Centro de SP, e está no 5º ano. Eu gostaria de mudá-la de escola, já fiz inscrição por intenção de vaga na EE Oswaldo Aranha, só que as aulas de ballet já iniciaram, e eu prefiro que minha filha vá para o Ballet, pois eu não sei lecionar o mesmo, poisoutras disciplinas eu vou ensinando aqui em casa, já que estou afastada por disfonia funcional. Gostaria de pedir uma solicitação à secretaria, pois está muito difícil encontrar escola.Sem contar, que meu filho, também estou tentando tirá-lo de lá, pois muitos colegas não leem laudo médico(meu filho tem TDAH - e simplesmente uma colega deu zero, para ele no último bimestre de 2012). Talvez até eu mesma este ano peça remoção, apesar de eu ser vizinha da escola,devido a tantos outros fatores. Mas, no momento quero uma solução para minha filha Alexia,Grata.
Bem, assim, veja a situação, eu realmente, as vezes me envergonho da profissão que escollhi devido aos erros dos bastidores educacionais. Fora isso, ainda, luto para que haja uma escola pública de qualidade e que atenda nossas solicitações.
Espero, que outros pais compartilhem se tiverem problemas semelhantes.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Divulgação de Escritores Contemporâneos - Oficina das Letras

Phmetria e manografia esofágica

Comentários sobre Pinochianas - Apresentação 19 de Dezembro de 2012