Divulgando Ciências -

Meu filho nas aulas de Eletricidade do CEAP-Pedreira,vem aprendendo sobre interruptores e eu para ajudá-lo, comecei a pesquisar e achei este site, que é muito interessante e apresenta tanto as disciplinas de Física, como de Química.
Espero que aproveitem. Teka Castro - http://recantodasletras.com.br/autores/tekacastro


Portal de Ensino de Ciências
Acende Aqui, Apaga Ali, ou La(1)
Recursos Didáticos
Utilizando três interruptores para uma mesma lâmpada. Ainda a mesma situação de termos que acender, ou apagar, uma lâmpada de pontos diferentes. Desta vez são 3.
Utilizando três interruptores para uma mesma lâmpada.. Ainda a mesma situação de termos que acender, ou apagar, uma lâmpada de pontos diferentes. Desta vez são 3. Desta vez você pode construir de várias maneiras e entender melhor o experimento!
Entenda a ligação de lâmpadas. Esta é uma montagem simplificada de um circuito que comumente é utilizado em corredores, escadas e outros locais onde é necessário acender uma lâmpada num local e apagá-la em outro.
Construa seu próprio Interruptor. Esta é uma montagem ainda mais simplificada de um circuito que comumente é utilizado em corredores, escadas e outros locais onde é necessário acender uma lâmpada num local e apagá-la em outro.
Após uma apresentação dos textos de orientação pedagógica que fazem parte desta introdução, esta obra propõe sete módulos pedagógicos. Distribuídos entre as faixas etárias e dentro da temática coberta pelo programa, esses módulos apresentam exemplos ...
Química: Química: Explorando o Ensino
Volume 5 Capítulo(s) único
A Química é uma forma de pensar e falar sobre o mundo, que pode ajudar o cidadão a participar da sociedade industrializada e globalizada, na qual a ciência e a tecnologia desempenham um papel cada vez mais importante. O ensino da Química na escola mé...
O projeto ABC na Educação Científica – “Mão na Massa” ABCEC-MnM aborda de forma diferenciada o Ensino de Ciências, no Ciclo I (crianças de 7 a 10 anos), por meio de uma metodologia investigativa e indagadora, em que o aluno deixa de...
“Brasil produz 4 mil toneladas de lixo eletrônico por hora, dentro deste destacam-se pilhas e baterias. Este lixo é jogado na natureza provocando vários problemas ambientais. Quais os problemas ambientais que as pilhas e baterias provocam na natureza...
E = Mc2: Ensino Médio e Divulgaçao da Fisica Moderna
José Rafael Boesso Perez, Joao José Caluzi
IX Encontro de Pesquisa em Ensino de Física, 2004
Vários pesquisadores da área de Ensino de Física têm discutido a necessidade e/ou aconveniência de introduzir no Ensino Médio a Física Moderna ou Contemporânea.Neste estudo, discutiremos um aspecto muitas vezes relegado a um segundo planopelos pesqui...
IV Seminário Nacional (São Paulo 2008)
Caderno de Trabalhos
Equipe do Pólo Estação Ciência-USP do Progrma ABC na Educação Científica - Mão na Massa
O IV Seminário Nacional do Programa ABC na Educação Científica - Mão na Massa foi realizado em São Paulo, na Estação Ciência da USP, nos dias 28 e 29 de novembro de 2008, visando a socialização de informações e experiências entre professores e pesqui...
Física ``1001 Utilidades''
Francisco Catelli, Véra Lúcia da Fonseca Mossmann, Alex Paulo Koltz
XVI Simpósio Nacional de Ensino de Física, 2005
É bem conhecida a demonstraçao na qual um fio de palha de aço (tradicionalmente conhecido como Bombrilâ), ao ser percorrido por corrente fornecida por duas pilhas de 1,5 V em série, pode fundir. Neste trabalho exploramos com mais profundidade esta de...
Ciências
O Gerador Elétrico
Telecurso 1 º grau - Volume 2 - Aula 50
Na Aula 40, sobre produção de energia elétrica, você aprendeu que a energia elétrica utilizada nas residências, indústrias, hospitais etc. provém das usinas geradoras de eletricidade. Essas usinas podem ser hidrelétricas, termelétricas ou termonucle...
Física e Arte: uma Ponte Entre Duas Culturas
João Zanetic
VIII Encontro de Pesquisa em Ensino de Física, 2002
O ensaio, que foi inspirado em palestra proferida no último Simpósio Nacional de Ensino de Física, se propõe a discutir as possibilidades de trabalhar em aulas do ensino médio com atividades interdisciplinares envolvendo a física e a arte aqui repres...
Neste módulo daremos início ao estudo das propriedades dos materiais. Estudar tais propriedades significa, em um primeiro momento, observar criticamente os fenômenos que nos cercam e questionar por que ocorrem. É poreste motivo que nos remetemos cons...
Quando fizemos a classificação dos aparelhos e componentes eletrônicos, o grupo dos resistivos, cuja função é produzir aquecimento, foi colocado em primeiro lugar. A razão desta escolha é que, normalmente, os resistivos são os aparelhos mais simples....
Alfabetizaçao Cientifica e Tecnologica na Nanoaventura: uma Viagem Divertida Pelo Mundo da Nanotecnologia
Cláudia de Oliveira Lozada, Mauro Sérgio Teixeira de Araújo
XVII Simpósio Nacional de Ensino de Física, 2007
Neste artigo aborda-se a importância dos museus de ciências para a alfabetizaçao científica e tecnológica. Além de constituir-se um espaço para divulgaçao científica, os museus de ciências destacam-se por atuarem como coadjuvantes do processo ensino ...
O presente artigo apresenta o relato de investigação sobre o processo de aprendizagem acerca dos circuitos elétricos, com ênfase na associação de resistores, por meio de uma Unidade de Aprendizagem (UA), fundamentada no educar pela pesquisa e na abor...
Ciência e Arte em Aroeiras: Relato de Experiência
Marcelo Gomes Germano, Luã Ribeiro dos Santos, José Antônio F. Pinto
XVIII Simpósio Nacional de Ensino de Física, 2009
Este trabalho é o relato de uma experiência que está sendo desenvolvida no contexto do Projeto: “Exposições Itinerantes de Ciência e Tecnologia: uma experiência no interior paraibano”, ou simplesmente, Ciência e Arte na Feira. Projeto contextualizado...
Biologia
Ecologia
Este módulo compõe-se de uma parte introdutória destinada à recordaçãode conceitos básicos, seguida de três unidades: “Populações e comunidades”,“A utilização dos recursos pelo homem” e “Principais biomas terrestres”.Você vai notar que os temas são t...
A Utilizaçao de um Texto Paradidatico Como Recurso Didatico-Pedagogico em Aulas de Fisica: Analise de um Episodio de Ensino
Alice Assis, Odete Pacubi Baierl Teixeira
X Encontro de Pesquisa em Ensino de Física, 2006
Este trabalho enfoca a análise da dinâmica discursiva referente à interação entre oprofessor, os alunos e um texto paradidático, intitulado Nosso Universo, em aulas de Física,em uma sala de educação para jovens e adultos. Para a elaboração do present...
Diretrizes Para a Formulação de Políticas Públicas em Mudanças Climáticas no Brasil.
Rede Brasileira de Organizações Não-Governamentais e Movimentos Sociais em Mudanças Climáticas
Publicação propõe diretrizes para políticas em mudanças climáticasFoi lançada pelo Observatório do Clima (Rede Brasileira de Organizações Não-Governamentais e Movimentos Sociais em Mudanças Climáticas) e o Centro de estudos em Sustentabilidade da EAE...
Termologia
Experiência da Vela ( 1 ) - TXT TEM 0010
Mostrar que o oxigênio é necessário para a combustão utilizando-se velas.. Mostrar que o oxigênio é necessário para a combustão utilizando-se velas. 3 velas de aniversário 3 Potes de vidro de diferentes volumes. Acender as velas e pingar um pouco d...
Química
Como Escolher um Extintor de Incêndio?
Telecurso 2 º grau - Volume 1 - Aula 17
O que você vai aprender Como apagar fogo Tipos de incêndios Tipos de extintores O que fazer em caso de incêndio? Seria bom já saber O que é fogo Composição do ar atmosférico O que é combustível Fontes de calor Temperatura de ignição...
Física
Por que Não Flutuamos?
Telecurso 2 º grau - Volume 1 - Aula 12
Gaspar tinha um sonho: ir à Lua! Ficava horas a fio olhando a bela Lua. “Como será andar na Lua?”, pensava. Era um lunático! E fanático! Lua! Lua! Lua! Adorava ver televisão, não qualquer programa, só aqueles onde se viam foguetes, astronautas e, é c...
Ciências
Por Dentro da Ciência
Telecurso 1 º grau - Volume 1 - Aula 1
Acidentes acontecem com todo mundo, mas Maria não podia imaginar que corria perigo tão grande dentro da lanchonete em que trabalhava. Ela tinha acabado de trocar o botijão de gás do fogão e percebeu um cheiro estranho, muito forte. Por isso, desconf...
História do Brasil
Independência do Brasil
Telecurso 1 º grau - Volume 1 - Aula 11
No dia 7 de setembro, comemoramos a Independência do Brasil. Por isso, é feriado nacional. Todos nós sabemos que os feriados significam algo mais do que apenas um dia de folga. Mas nem sempre paramos para pensar sobre o significado daquela data, sobr...
Imagens de Estudantes do Ensino Fundamental Sobre os Propósitos e as Metas da Ciência
Helder de F. e Paula, Antônio Tarciso Borges
VIII Encontro de Pesquisa em Ensino de Física, 2002
Como os estudantes concebem os propósitos e metas da ciência? Que imagens eles têm da atividade científica e quais são os “critérios de demarcação” que eles utilizam para distinguir a ciência de outros empreendimentos culturais que foram desenvolvido...
Avaliações de Argumentação de Licenciandos em Física Sobre um Episódio de Estágio Curricular:Em que Critérios Eles Se Baseiam?
Silvania Sousa do Nascimento, Rodrigo Drumond Vieira
XI Encontro de Pesquisa em Ensino de Física, 2008
Neste trabalho buscamos problematizar a falta de explicitação de critériosclaros para se identificar as situações argumentativas em salas de aula de ciências.Como uma possibilidade metodológica, propomos dois critérios marcadores para assituações arg...
Ciências
As Fases da Lua
Telecurso 1 º grau - Volume 1 - Aula 12
Depois do Sol, o astro que sempre despertou mais o interesse das pessoas foi a Lua. Percorrendo a escuridão celeste, a Lua vem iluminando há muito tempo não só os caminhos do homem, mas também sua poesia e sua arte. Todos os calendários orientais e o...
Física
Me Deixa Passar, Senão Eu Esquento!
Telecurso 2 º grau - Volume 3 - Aula 41
A nossa história do banho interrompido - ou do fusível queimado - continuou alguns dias depois, quando o ambiente familiar estava mais amigável. -Ô, pai, como é que naquele dia você sabia que era o fusível que tinha queimado? Não podia ser o chuvei...
O Globo de Plasma (esfera de plasma ou lâmpada de plasma), como é mais conhecido, refere-se a uma montagem que reúne eletrônica e descarga em gases rarefeitos. A parte eletrônica prende-se a um circuito oscilador que produz altos potenciais elétricos...
Análise Estrutural de Mapas Conceituais Sobre Equilíbrio Químico
Regina Raquel G. Cavalcanti, Flavio Antonio Maximiano,
XIV Encontro Nacional de Ensino de Química, 2008
O presente trabalho pretende descrever a estrutura conceitual de alunos de um curso superior em química a respeito do tema Equilíbrio Químico (EQ) e testar uma metodologia capaz de comparar os mapas conceituais produzidos por estudantes dos períodos ...
Simulando o Equilíbrio Químico: uma Ferramenta Para Uso dos Professores no Ensino Médio
Renaldo Tenório de Moura Jr., José Euzébio Simões Neto, Victor H. Rusu, Júlio Cosme Santos da Silva, Gabriel Costa A. da Hora
XIV Encontro Nacional de Ensino de Química, 2008
Se as velocidades da reação direta e inversa de um sistema reversível são iguais, dizemos que o sistema está em equilíbrio químico. Muitos autores apontam vários problemas, tanto nos livros didáticos quanto nas concepções alternativas, tais como: vis...
Esse trabalho discute as questões de atitude diante de experimentos quenão dão certo , a partir de um episódio interessante da História da Ciência: asinvestigações realizadas pelo cientista inglês William Crookes, no século XIX, arespeito de uma irre...
Elementos Químicos Encontrados no Corpo Humano: um Novo Enfoque da Tabela Periódica
Adriana Aparecida Lang, Sonia Maria Nobre Gimenez, Leandro Holanda Fernandes de Lima, Caren Mura Cortez
XIV Encontro Nacional de Ensino de Química, 2008
Em grande parte das escolas, no ensino médio, a tabela periódica, considerada como um grande mapa que permite descobertas importantes sobre a matéria e asua naturez, é ensinada de maneira a ser um glossário de informações uteis e um guia com referenc...
Seria ousado demais imaginar que ao longo de todo o tempo, desde quea Terra veio a existir, talvez milhões de eras antes do começo da história dahumanidade, que todos os animais de sangue quente surgiram de um sófilamento vivo [...] dotado da faculda...
A atividade é realizada em oito aulas ao longo de quatro meses; mas as cinco primeiras aulas devem ser realizadas no primeiro mês, a fim de garantir a colheita daqui a três meses, ao menos, e apenas uma média de duas aulas por mês. Na quinta aula é ...
Atividade 3
Experimentando Solos
Mão na Massa - Módulo Solos
Usando o tato, as crianças reconhecem os diferentes tipos de solo que podem ser encontrados e categorizam grupos a partir de suas características.. Feita a sensibilização para aspectos gerais das paisagens na seqüência anterior, o objetivo agora é ...
A Química e o Seriado Numb3rs: uma Abordagem Multidisciplinar da Radioatividade
José Edeson de M. Siqueira, José Euzébio Simões Neto
XIV Encontro Nacional de Ensino de Química, 2008
NUMB3RS é uma série de TV que retrata as aventuras de um agente do FBI e de seu irmão, matemático, que juntos formam uma dupla capacitada para resolver problemas. O 10º episódio da 1ª temporada, Bomba Radioativa, e mescla matemática, química, física,...
Uma Proposta de Ensino e Aprendizagem de Física por Meio da Problematização do Cotidiano
Paulo Vinícius dos Santos Rebeque, Danilo Antonio da Silva, Darcy H. F. Kanda, Noemi Sutil
XVIII Simpósio Nacional de Ensino de Física, 2009
Os conteúdos abordados em muitas aulas de Física se limitam a mera memorização de princípios, teorias e leis necessários apenas à resolução mecânica de exercícios em sala de aula, sem o estabelecimento de vínculo algum com o cotidiano. Neste sentido,...
Percepção e Elaboração de Conceitos
Adelson Fernandes Moreira, Oto Borges
VIII Encontro de Pesquisa em Ensino de Física, 2002
Neste trabalho, discutimos o papel da percepção na elaboração de conceitos. Evidências de categorizações perceptuais elementares e das elaborações, que se processam a partir delas, foram construídas com base em transcrições de episódios, nos quais du...
Matemática
O Teorema de Tales
Telecurso 2 º grau - Volume 1 - Aula 17
A ciência, tão fundamental na era moderna, teve seu início por volta do ano 600 a.C. na cidade de Mileto, Grécia, especialmente com de Tales de Mileto. Tales era filósofo, geômetra, astrônomo, físico, político e comerciante, e acredita-se que tenha n...
O trabalho consiste em análise de episódio de ensino com estudantes de 8a série do Ensino Fundamental em estudo introdutório à Física Térmica. No episódio, um grupo de quatro estudantes discute e interpreta situações experimentais anteriormente reali...
A Questão da Sintaxe e da Semântica Para a Negociação de Significados no Ensino de Física
José Luís Nami Adum Ortega, Cristiano Rodrigues de Mattos
XI Encontro de Pesquisa em Ensino de Física, 2008
Neste trabalho propomos uma análise e uma defesa dos processos dediálogo e negociação de significados entre professor e aluno em sala de aula.Este objetivo se deve a necessidade de se combater uma imagem negativa doaprendizado de Física, popular entr...
História do Brasil
Estado e Economia na Primeira República
Telecurso 2 º grau - Volume 3 - Aula 22
Alguém já disse, com razão, que todo brasileiro é, ou gostaria de ser, técnico de futebol. Basta a seleção brasileira jogar para todo mundo começar a dar palpite. Somos grandes palpiteiros. Ultimamente, uma das manias nacionais tem sido falar também ...
Utilização de Tecnologias de Informação e Comunicação - Tic’S no Ensino de Ciências em Espaços Não Formais
Michel Adriano Rabbi, Dorval Moreira Coelho Neto
XVIII Simpósio Nacional de Ensino de Física, 2009
No ano de 2005, por iniciativa da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Ciência e Tecnologia do Município de Cachoeiro de Itapemirim – Espírito Santo e com apoio do Centro universitário São Camilo – Espírito Santo, deu início a ...
História do Brasil
O Início do Império
Telecurso 1 º grau - Volume 1 - Aula 15
Em toda a América, o século XIX foi um tempo de independências e abolições. Nesse quadro, o Brasil não foi exceção. Neste último módulo vamos ver de que modo se construiu e se consolidou em nosso país uma monarquia que foi, ao mesmo tempo, constituci...
Biologia
Biologia Humana
Este módulo sobre biologia humana foi escrito para ajudar você a entendercomo funciona o seu corpo, como ele é um sistema integrado no qual asdiversas partes interferem umas com as outras. Partimos da dificuldade maisbásica para os seres vivos: o pro...
História do Brasil
Os Anos Radicais: o Governo João Goulart
Telecurso 2 º grau - Volume 3 - Aula 35
Na aula passada, vimos que o governo de Jânio Quadros evoluiu rapidamente do otimismo inicial para uma grave crise política. A renúncia do presidente dividiu a sociedade brasileira em pólos opostos, e a fórmula encontrada para superar o impasse foi a...
Explorando Conceitos Químicos na Atividade Experimental Teor de álcool na Gasolina
Milena Titoni, José Cláudio Del Pino,
XIV Encontro Nacional de Ensino de Química, 2008
Este artigo relata a atividade experimental "teor de álcool na gasolina", que faz parte das cinco atividades realizadas com materiais alternativos e de baixo custo, na pesquisa do projeto de Mestrado apresentado ao PPG Educação em Ciências da UFRGS...
Estação Ciência Escola de Artes, Ciências e Humanidades Instituto de Física
Financiamento e apoio:

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
Copyright © 2006-2008 Universidade de São Paulo - Todos os direitos reservados

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A busca do corpo perfeito

2 de Novembro - Nascimento de pessoas imporatntes