Comunidade Educadora Sustentável - 2012 -


Minha resposta a questão discursiva do Módulo IV - Referente a ÁGUA.

De acordo, com os aspectos onde as cidades foram construídas a partir de grandes rios, como no caso da Cidade de São Paulo, construída às margens do Rio Tietê, estabelecendo o que se via na Europa nas viagens de pessoas importantes na época, se viu desaparecer os rios de uma maneira, que eram serpentinas, e foram transformando no que vemos hoje, principalmente na região central de São Paulo. Os rios estabelecem, além, do abastecimento humano e animal, servem para a irrigação agrícola, e é fonte de Vida para tantos seres vivos, e a própria matéria, como rochas. Na questão dos significados da água, podemos ver que pode servir de limpeza espiritual para algumas religiões afro-brasileiras, e vou além, a água significa - Renovação, Vida Nova, como no Batismo, nas religiões cristãs. "Todo aquele que tiver Sede, venha até Mim." Palavras de Jesus. Água - significado de tantas questões, culturais, sociais e econômicas, porém, hoje estragamos nascentes, poluindo-as e com isso, acabamos poluindo rios e ainda pagamos caro, para que a água que poluímos possa ser tratada.
A questão das navegações, os rios são meios de transporte em algumas regiões, principalmente no Norte do Brasil, ainda, onde várias populações dependem do leito do mesmo para adquirirem medicamentos, alimentos, e outros, Um exemplo é o próprio Rio São Francisco, e outros da Amazônia, que até mesmo par irem às escolas, crianças dependem de barcos.
A questão da relação dos rios, ou melhor, das águas com o ser humano, vem desde a era Primitiva até os dias atuais, hoje a relação se aplica não só na questão de abastecimento água para a população, ou na questão da agricultura, mas muito se utiliza na indústria, viabilizando a Economia do país nos produtos consumidos, como por exemplo, a Coca-Cola, que para um litro produzido, são gastos quatro litros de água.
A água está em todo processo da Vida Humana.
As mudanças, que podem ajudar relativamente na preservação da água, como de toda espécie animal ou vegetal, uma consciência mais ecológica, e atitudes que possamos demonstrar mais amor à Natureza. Uma forma de mudança é a Educação, de acordo com o parecer da professora (bióloga) Cristina, no vídeo do bloco II, como "os rios que dão equilíbrio ao Planeta", e que nós devemos utilizar a água de forma mais sustentável, e refletir em nosso cotidiano, sobre a situação do mau uso da água tratada, na lavagem de quintais, carros, etc.
Pagamos por este bem, e acabamos poluindo diariamente, sem contar, da riqueza desse Recurso Natural Finito, se considerarmos,  apenas a água potável, pois ocorrem transformações diárias no ciclo natural: Precipitação e Evaporação. Temos que lembrar que existem os aquíferos, que filtram a água das precipitações de forma natural, e no Brasil se encontra um dos maiores deles.
Quanto às  outras mudanças, temos que ter mais consciência política, e observar atentamente as alterações no Código Florestal, nas questões de moradias em áreas de riscos e mananciais, como ocorreram desde o início do século XX, e se estendem até hoje.
Para isso, como foi discutido em fórum, temos que sensibilizar e conscientizar as pessoas não a terem, mas dar valor mais ao SER. Construindo uma Sociedade mais justa, e que ofereça condições de trabalho, moradia, vida, às pessoas de baixa renda.
Temos que reformular nossos costumes em se tratando da questão ambiental.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A busca do corpo perfeito

2 de Novembro - Nascimento de pessoas imporatntes