Matemática está em tudo
Hoje não mais se fala na Tabuada, como aprendi há anos atrás, as crianças, e muitos adolescentes não compreendem o processo da Multiplicação, que é a soma(adição) de parcelas iguais, e que dentro da multiplicação existe a potenciação que é a multiplicação do mesmo fator, quantas vezes for elevado.
Pois, se o aluno, a criança compreende este processo, aceitará melhor a divisão, a fração e outras situações.
Mas, o processo deve iniciar na curiosidade da criança pelas coisas.
Num mundo em que estamos, onde o ter é muito mais que o ser, até concordo que a divisão,não seja um conteúdo tão aceito.
Mas, devemos exemplificar e relatar as crianças, ao jovem, e estudantes em geral que a Matemática está em tudo, nas notas musicais, na geometria das formas, até mesmo na questão da História, Geografia, Língua Portuguesa, quem nunca fez o exercício, sobre quantas sílabas existem em determinada palavra, o quantas letras existem numa palavra???
Temos Matemática, como dizia meu tio e mestre Ezequiel Gonçalves(autodidata): "A Matemática é a rainha de todas as disciplinas."
Tenho que só concordar.
Mas, hoje em dia, é um erro mandar decorar. Cansativo para criança, voltando a questão da tabuada. Outro dia questionei numa quinta série,quanto que era 5 x 5, me disseram 10. Quase tive um treco em sala de aula.Isso, por que foi um dos melhores alunos a responder. Imagina os demais.
Mas, tirando este triste episódio, devemos levar em conta que a Matemática está em tudo, na dança, na arte, e faz parte diária de nossa existência.
A Matemática é bíblica.
Universal.
Devemos prestar mais atenção e compreender cada situação.
Por isso, faça aqui este exercícios de Concentração da Disciplina de Química, que envolve regra de três, ou seja multiplicação e divisão.Boa sorte.
Ah, os exercícios retirei da internet. OK???!!!
Pois, se o aluno, a criança compreende este processo, aceitará melhor a divisão, a fração e outras situações.
Mas, o processo deve iniciar na curiosidade da criança pelas coisas.
Num mundo em que estamos, onde o ter é muito mais que o ser, até concordo que a divisão,não seja um conteúdo tão aceito.
Mas, devemos exemplificar e relatar as crianças, ao jovem, e estudantes em geral que a Matemática está em tudo, nas notas musicais, na geometria das formas, até mesmo na questão da História, Geografia, Língua Portuguesa, quem nunca fez o exercício, sobre quantas sílabas existem em determinada palavra, o quantas letras existem numa palavra???
Temos Matemática, como dizia meu tio e mestre Ezequiel Gonçalves(autodidata): "A Matemática é a rainha de todas as disciplinas."
Tenho que só concordar.
Mas, hoje em dia, é um erro mandar decorar. Cansativo para criança, voltando a questão da tabuada. Outro dia questionei numa quinta série,quanto que era 5 x 5, me disseram 10. Quase tive um treco em sala de aula.Isso, por que foi um dos melhores alunos a responder. Imagina os demais.
Mas, tirando este triste episódio, devemos levar em conta que a Matemática está em tudo, na dança, na arte, e faz parte diária de nossa existência.
A Matemática é bíblica.
Universal.
Devemos prestar mais atenção e compreender cada situação.
Por isso, faça aqui este exercícios de Concentração da Disciplina de Química, que envolve regra de três, ou seja multiplicação e divisão.Boa sorte.
Ah, os exercícios retirei da internet. OK???!!!
LISTA DE
EXERCÍCIOS 2° ANO
CONCENTRAÇÃO
COMUM, DENSIDADE E TÍTULO
1. São dissolvidos 50g de um sal em 200g de água, originando
uma solução cuja
densidade é de 1,2g/cm3. Determine a concentração comum
dessa solução.
2. Calcule a concentração em
g/L de uma solução preparada com 3,0g de NaCl
dissolvidos em água suficiente para produzir 200 mL de
solução.
3. Um técnico precisa preparar 750 mL de uma solução de NiSO4 , cuja
concentração deve ser de 20 g/L. Qual a massa de soluto a
ser utilizada para
preparar os 750 mL de solução?
4. O gás oxigênio pode estar na água na concentração de 0,05
g/L, em condição
ambiente. Determine a massa de oxigênio existente em um
aquário com volume
de 100 L de capacidade.
5. Uma solução de soro caseiro apresenta concentração de
0,011 g/mL de
sacarose. Se uma criança beber 2 L desse soro ao longo de um
dia, quantos
gramas de sacarose terá ingerido?
6. Em 200 mL de determinado leite em pó integral há, após
dissolvido em água,
240 mg de cálcio. Calcule a concentração em g/L de cálcio
desse leite.
7. Ao realizar exames de sangue de rotina, um indivíduo
apresentou concentração
de colesterol total igual a 185 mg/100 mL. Isso significa
que:
a. Em 100 mL de sangue há 1,85g de colesterol.
b. Em 1 000 mL de sangue há 1 850g de colesterol.
c. Em 1 000 mL de sangue há 1 850 mg de colesterol.
d. Em 100 mL de sangue há 1 850 mg de colesterol.
e. Em 1 ml de sangue há 1,85 g de colesterol.
8. 20 gramas de NaOH são dissolvidos em 36 gramas de
água.Calcule o titulo da
solução.
9. Dissolvem-se 8g de soda cáustica (NaOH) em água
suficiente para a obtenção
de 500mL de solução. Determine a concentração comum (g/L).
10. Dissolvem-se 7,4g de hidróxido de cálcio, Ca(OH)2, em
água suficiente para a
obtenção de 500mL de solução. Determine a concentração comum
(g/L).
11. Determine a porcentagem em massa do soluto de uma
solução que contém 75g
de nitrato de prata (AgNO3) dissolvidos em 0,425kg de
água.12. Qual é a porcentagem em massa de soluto em uma solução que contém 50g
de
açúcar dissolvidos em 0,45kg de água?
13. Uma solução foi preparada adicionando-se 10g de soluto a
100g de água. O
volume, após diluição completa, foi de 100mL. Qual a
densidade em g/ mL e a
concentração em g/L da solução obtida?
14. Se, ao adoçar um copo de suco, usaram-se 12g de
sacarose (C12H22O11), e
supondo que o volume final de suco adoçado igual 300mL,
calcule a
concentração em g/L do açúcar no suco.
15. Qual é a massa, em gramas, de 100 mL de uma solução com
densidade 1,19
g/mL?
16. Uma solução foi preparada misturando-se 20 g de um sal
com 200 g de água,
originando uma solução cujo volume é 200 mL. Determine sua
densidade em
g/mL e g/L.
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