Inteligencia hiperativa

Tendo em vista meu retorno as aulas, e com o desafio de cuidar de um Menino Lindo, que tem Deficit de atenção, busco aqui cooperar com muitos. Nós educadores, só buscamos soluções, quando temos um caso na família, de alguma coisa, que nos aterroriza em salas de aula. Infelizmente, nem todos pesquisam sobre suas próprias frustrações, a não ser é claro, desse nosso salário ineficaz, onde temos que fazer avaliações por mérito para aumento salarial, e a educação está um caos, com crianças cada vez mais promiscuas, e sem a ajuda familiar, com crianças abandonadas a própria sorte, com crianças com necessidades especiais entre outros aspectos, como no caso do meu quase pré-adolescente, Emmanuel, que depois de uma gestação difícil, que foi para mim, em especial, pela doença do Gabriel(busque no google: Alexia Cristina e Gabriel, lá tem a história, na íntegra), fiquei gestante do Manú, e tive muita depressão, que é uma das causas do déficit de atenção, mas sua inteligência supera muitas coisas.
Estamos em tratamento.
Assim, como pais de viciados em crack, ou outra droga qualquer, é preciso, os pais também serem acompanhados, por terapeutas, e eu estou sendo, graças a Deus. Isso, deveria ocorrer na Rede Pública de Saúde com parceria com as escolas públicas.
Mas, sabemos, que isso não ocorre.
Então, tenho aqui de colocar algumas coisas sobre Hiperatividade e Déficit de Atenção, para pais e educadores, que como eu se preocupam com um mundo melhor.
Foi tirada a pesquisa da Wipédia.
Leia e passe adiante, afinal, mesmo sendo pais ainda somos educadores.

O Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) é uma síndrome caracterizada por desatenção, hiperatividade e impulsividade causando prejuízos a si mesmo e aos outros em pelo menos 2 contextos diferentes (geralmente em casa e na escola/trabalho).[1] Entre 3% e 6% das crianças em fase escolar foram diagnosticadas com este transtorno.[2] Entre 30 a 50% dos casos persistem até a idade adulta [3]. Sua causa, o diagnóstico, sua utilização para justificar mal desempenho acadêmico e o grande número de tratamentos desnecessários com anfetaminas geram polêmica desde a década de 70 [4][5]. Na Classificação Internacional de Doenças da OMS mais recente (CID-10) é classificado como um Transtorno Hipercinético.[1]


Características

O transtorno se caracteriza por frequente comportamento de desatenção, inquietude e impulsividade, em pelo menos três contextos diferentes (casa, creche, escola, trabalho...). O Dicionário de Saúde Mental atual (DSM IV) subdivide o TDAH em três tipos[6]:

TDAH com predomínio de sintomas de desatenção;

TDAH com predomínio de sintomas de hiperatividade/impulsividade e;

TDAH combinado.

Em inglês, também é chamado de ADHD, as iniciais de Attention Deficit/Hyperactivity Disorder[7]

Na década de 1980, a partir de novas investigações, passou-se a ressaltar aspectos cognitivos da definição de síndrome, principalmente o déficit de atenção e a impulsividade ou falta de controle, considerando-se, além disso, que a atividade motora excessiva é resultado do alcance reduzido da atenção da criança e da mudança contínua de objetivos e metas a que é submetida. É um transtorno reconhecido pela OMS (Organização Mundial da Saúde), tendo inclusive em muitos países, lei de proteção, assistência e ajuda tanto aos que têm este transtorno ou distúrbios quanto aos seus familiares. Há muita controvérsia sobre o assunto. Há especialistas que defendem o uso de medicamentos e outros que acham que o indivíduo deve aprender a lidar com ele sem a utilização de medicamentos.

Segundo a OMS e a Associação Psiquiátrica Americana, o TDAH é um transtorno psiquiátrico que tem como características básicas a desatenção, a agitação (hiperatividade) e a impulsividade, podendo levar a dificuldades emocionais, de relacionamento, bem como a baixo desempenho escolar e outros problemas de saúde mental. Embora a criança hiperativa tenha muitas vezes uma inteligência normal ou acima da média, o estado é caracterizado por problemas de aprendizado e comportamento. Os professores e pais da criança hiperativa devem saber lidar com a falta de atenção, impulsividade, instabilidade emocional e hiperativa incontrolável da criança.

A criança com Déficit de Atenção muitas vezes se sente isolada e segregada dos colegas, mas não entende por que é tão diferente. Fica perturbada com suas próprias incapacidades. Sem conseguir concluir as tarefas normais de uma criança na escola, no playground ou em casa, a criança hiperativa pode sofrer de estresse, tristeza e baixa auto-estima.

Para se diagnosticar um caso de TDAH é necessário que o indivíduo em questão apresente pelo menos seis dos sintomas de desatenção e/ou seis dos sintomas de hiperatividade; além disso os sintomas devem manifestar-se em pelo menos dois ambientes diferentes e por um período superior a seis meses.[1]

Critérios Diagnósticos (CID-10 F90)

Para se diagnosticar um caso de TDAH é necessário que o indivíduo em questão apresente pelo menos seis dos sintomas de desatenção e/ou seis dos sintomas de hiperatividade; além disso os sintomas devem manifestar-se em pelo menos dois ambientes diferentes e por um período superior a seis meses.[1]

Com predomínio de desatenção

Freqüentemente deixa de prestar atenção a detalhes ou comete erros por descuido em atividades escolares, de trabalho ou outras

Com freqüência tem dificuldades para manter a atenção em tarefas ou atividades lúdicas Com freqüência parece não escutar quando lhe dirigem a palavra

Com freqüência não segue instruções e não termina seus deveres escolares, tarefas domésticas ou deveres profissionais (não devido a comportamento de oposição ou incapacidade de compreender instruções)

Com freqüência tem dificuldade para organizar tarefas e atividades

Com freqüência perde coisas necessárias para tarefas ou atividades (por ex., brinquedos, tarefas escolares, lápis, livros ou outros materiais)

É facilmente distraído por estímulos alheios à tarefa

Com freqüência apresenta esquecimento em atividades diárias

Sintoma na fase escolar

Incapacidade de se concentrar, distrações muito frequentes, muito impulsivo, grandes variações de desempenho na escola, se envolve em brigas, presença ou não de hiperatividade.









Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A busca do corpo perfeito

2 de Novembro - Nascimento de pessoas imporatntes