22 de Agosto - dia do Folclore
O que é folclore? Um conjunto de mitos e lendas que são transmitidos de geração a geração, desde uma brincadeira de Roda, como uma lenda da Amazônia, onde algum dia, um ser vivo,foi um índio. É o caso do Boto-rosa, do peixe-boi, da Iara...
Levando em conta as tradições, aqui na Vila Missionária, temos já o aspecto folclórico do Cavalo Nóia, comemorado em Novembro, pelos alunos, professores, funcionários da EE Professor Lauro Pereira Travassos.
Um dia especial de danças típicas e comidas típicas.
O Brasil é um conjunto folclórico, pois agrupa tanto de seu regionalismo, como as coisas vindas com a descoberta, e atualmente com a globalização.
Temos no mês de junho, a questão das festas juninas, as comidas gostosas, como arroz doce, canjica, paçoca...E, as brincadeiras, Pau-de-sebo, entre outras. O duro é não devemos soltar balões, pois podem queimar e destruir lares e mais lares.
As próprias pipas, papagaios, raias, são brincadeiras folclóricas, que levam a maestria da Matemática(Geometria) e os perigos de cerol, eoutras linhas que acabam matando as pessoas, infelizmente, nossos jovens se aventura para a criminalidade,nesse ponto de usarem linhas batizadas,para cortar os outros, ou se aventurarem nas redes elétricas.
O folclore, é importante para nossa juventude, para nossas crianças, pra nossas imaginações.
Pensar no Curupira,protetor das matas, das florestas, bem que estamos precisando desse ser, para não termos tanto o desmatamento que está ocorrendo e empobrecendo a Terra.
Estamos em guerra com a Natureza!!!
Ah. outras atividades, podem ser pesquisadas, e re-lidas nas obras de Monteiro Lobato, nos gibis da Turma da Mônica (Chico Bento ), nas páginas do gibi do Ronaldinho Gaúcho, e em outras obras maravilhosas.
Professor Jacson Matos
Escrita pela educadora e escritora Téka Castro
Comentários