Aposentadoria Integral Seduc


      Desde dia 6 de outubro, aposentada. Uma nova jornada? Ou será que continuarei com minha escrita, na minha vida?

    Acabei de escrever um mini livro, chamado Mentes Sombrias, onde relato o fato da minha vida esse ano, não fora e não está sendo fácil a qualquer pessoa. Mudanças climáticas, segundo ano de guerra entre Rússia e Ucrânia, agora desde o dia 7 do ocorrido mês, hamas entre em guerra contra Israel, atacando de todos os lados, com pessoas infiltradas e por muito derrame de sangue. O povo de Israel sofre há milênios, pois vamos ver as Escrituras antigas da Torá e da Bíblia, desde os primórdios tempos. Ismael e Isaque, um filho da Egípcia Hagar e outro filho de Sara, tiveram as duas maiores descendências planetárias, Muçulmanos e os Israelistas, e são povos que brigam e na verdade são irmãos.

    Mas, não estou aqui para citar das Palavras de Deus, nos 3 Livros mais Sagrados do Planeta, os que já citei acima e o Alcarão, mas para citar da integralidade de minha aposentadoria como docente que fora há 35 anos, desde 1988, abril, quando substituir a professora Cimara de Biologia na EE Prof Alberto Conte, onde de 1981 a 1985, estudei no Ensino Médio, onde fiz amigos, conheci ao grêmio estudantil, e que fez parte da minha carreira como docente e escritora. Hoje vejo que apesar de ter deixando a sala de aula, a escola, não deixei a Educação, e vou continuar a lutar, por uma educação mais inclusiva, mais alfabetizadora, pois não nos adianta tanta tecnologia, se nossos alunos mal sabem pegar na ponta do lápis ou segurar seu caderno para escrever. Imaginem ler?! Sim, ainda temos alunos, infelizmente nas séries, ops, nos anos como nono, primeiro ano do ensino médio, que não são alfabetizados, e será a culpa dos docentes ou profissões da Educação? Não. 

    A culpa é de todos nós, em especial, da formação dos docentes no ensino superior, dos pais, que hoje quando uma criança faz aniversário, ao em vez de ofertar algo pedagógico, já oferta um celular. Dos diversos secretários educacionais, em especial de São Paulo, que não valorizam ao professor e profissionais da educação, aos agravantes erros que todos nós cometemos. Nossos governantes deveriam dar salários decentes aos profissionais da ativa, e ainda melhores salários para os aposentados, que já deram suas vidas ao Estado, às crianças, enfim, agora, lutarei como sempre pela Educação, e como aposentada, para que haja mais valorização ao nosso trabalho.

    Também, lembrar de fazer leis mais claras, sem muitos incisos ou parágrafos, fazer com que o docente saiba cada qual de sua forma de aposentadoria, por exemplo, para mim, me deram 5 opções para assinar apenas uma, e qual escolher? Difícil!

        Também,  apoiar ao GOE, antigo secretário escolar, não só em salário, mas em auxiliar para ministrar toda articulação escolar, pois eles nos são de grande valia.

        Estou aposentada com um salário base de R$ 3490,00, sendo 35 trabalhados, e fora isso, estudados. Cadê o governo para valorizar melhor isso?!

        Agradeço a Deus por essa aposentadoria, e só queria que mamãe tivesse aqui, para nós viajarmos, curtirmos a vida, mas Deus sabe de todas as coisas, e eu queria fazer um agradecimento a todas as unidades escolares que passei, e nas amizades que fiz com meus pares e alunos, que Deus abençoe a cada um de vocês.

        "Cada um que passa na nossa vida nos encontra sós, e está também só. Mas, quando parte leva um pouco de nós e deixa um pouco de si. " Essa frase a minha professora Sônia de História, escreveu em um dos meus caderninhos de recordação, que ainda os tenho, professora do primeiro V, 1981 - Alberto Conte. E é de Saint - Exupéry - Autor do livro O pequeno Príncipe. 


Teka Mendes Castro - Escritora

São Paulo, 18 de outubro de 2023.

Dia do Médico, parabéns a todos os médicos que tiveram um bom professor.

    

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Divulgação de Escritores Contemporâneos - Oficina das Letras

Phmetria e manografia esofágica

Comentários sobre Pinochianas - Apresentação 19 de Dezembro de 2012