Phmetria e manografia esofágica

Bem tenho que realizar um exame de phmetria, que a médica comentou ser indolor, pesquisei o que era, e vi que traz dor, sem contar de passar por 24 horas, com uma sonda dentro de seu corpo, medindo a acidez estomacal, o HCl( ácido clorídrico) que ajuda na digestão alimentar, mas como muitos eu estou numa investigativa sobre a tal disfonia, que desde agosto de 2012, não me deixa dia e noite, ou noite e dia.
Fico imaginando o por que realizar um exame assim, será que o médico que o criou, verificou em si próprio a ausência de dor???
Bem, responderei mais para frente, agora que li sobre o assunto, fiquei ansiosa, e preocupada, espero que dê certo, e que meu anjo da guarda esteja por perto, para me ajudar a deglutir os alimentos, pois antes da tal sonda colocar, em 8 horas de jejum devo ficar.
Veja uma poesia bem instrutiva de um colega do recanto das letras, este poema pode ser visto no link: http://www.recantodasletras.com.br/cordel/1679136


PHMETRIA ESOFÁTICA
O QUE É O pH?
O pH, ou potencial de hidrogênio iônico, é um parâmetro de medida da acidez, neutralidade ou alcalinidade de um meio qualquer. Quando nos referimos a pHmetria estamos falando da medida desta alteração do pH.
PARA QUE SERVE A PHMETRIA DE 24 HORAS?
Quando o paciente é portador de azia ou pirose retroesternal e queremos determinar se está havendo refluxo do conteúdo gástrico para o esôfago podemos fazê-lo de várias maneiras, uma das quais através da pHmetria esofágica.
A ENDOSCOPIA NÃO BASTA PARA SABER SE TENHO REFLUXO?
Com certa freqüência existe desproporção entre a intensidade da azia e os achados da endoscopia que algumas vezes apresentam laudo normal. Fica então a dúvida se existe ou não o refluxo? A pHmetria então é decisiva nestes casos e ao revelar que há ácido refluindo para o esôfago acima dos padrões aceitáveis confirma a presença da doença do refluxo gastroesofágico.
ESTE EXAME TEM OUTRAS UTILIDADES?
Sim , em pacientes com problemas respiratórios como asma ou bronquite, e pacientes com tosse crônica podem Ter como causa dos seus problemas o refluxo gastroesofagiano.
Nestes casos os pacientes raramente tem queixas de azia e o exame de endoscopia é normal. O esôfago destas pessoas não é sensível ,ou melhor, é resistente ao refluxo do ácido e, sem sentir , a pessoa aspira este conteúdo refluído causando sintomas respiratórios.
COMO É FEITO ESTE EXAME?
A pHmetria é realizada em caráter ambulatorial, ou seja sem internação hospitalar. Uma delicada sonda é introduzida no esôfago do paciente e é deixada 24 horas neste local. Sua extremidade interna tem sensores de pH e a sua extremidade externa é conectada com um aparelho de registro de pH.
Este aparelho, após as 24 horas de registro, é conectado a um computador que analisa quantas vezes o pH foi anormalmente ácido assim como contabiliza o percentual das 24 horas que houve refluxo patológico. paciente pode registrar o número de vezes que sente a azia e isto é correlacionado com o refluxo ácido. Existem fenômenos de refluxo de bile, que não é ácida, é alcalina e são medidos por outro aparelho chamado de Bilitec.
A pHmetria de 24 horas é um exame simples, indolor, inócuo e de grande valor para o gastroenterologista. Nos centros médicos mais avançados de primeiro mundo este exame tem se tornado indispensável principalmente quando se tem dúvidas diagnósticas, quando se quer confirmar a presença da doença do refluxo gastroesofágico ou quando se pensa em indicar cirurgia para o paciente
Manometria esofágica
O QUE É MANOMETRIA?
Manometria é a medida da pressão de um determinado órgão. No caso do esôfago interessa não só a pressão exercida pela sua musculatura mas também a seqüência com que estas contrações ocorrem.
COMO SÃO ESTAS CONTRAÇÕES?
O esôfago tem três tipos de ondas de contrações peristálticas : As ondas primárias são contrações seqüenciais que levam o alimento deglutido para o estômago. As ondas secundárias, também vem logo após as primárias para limpar o que sobrou no esôfago depois da deglutição. É um mecanismo normal de limpeza.

O QUE SÃO ONDAS TERCIÁRIAS?
As ondas terciárias são as patológicas (anormais) e ocorrem sem continuidade, criando as vezes uma luta do esôfago contra um obstáculo criado por ele mesmo, ou seja contração sobre outra contração e não sobre zona relaxada, o que seria o normal.
Estas ondas terciárias constituem uma doença chamada de dismotilidade do esôfago e são traduzidas clinicamente por sensação de azia, dor retroesternal (no meio do peito) ou por sensação de "bola" no esôfago que o paciente tenta mas não consegue engulir.
PARA QUE SERVE A MANOMETRIA ESOFÁGICA?
Algumas doenças necessitam diferenciação com a dismotilidade do esofago como, por exemplo, a doença coronariana (enfarte do miocárdio, angina pectoris), a doença do refluxo gastroesofágico, etc.
Existem tres tipos de azia ou pirose retroesternal: Um primeiro que ocorre por refluxo gastroesofágico, ou seja, por falha na "válvula" que contém o ácido no estômago. Este tipo é o mais comum e é o que pode ser operado por laparoscopia. Refazendo-se esta válvula junto com a correção de hérnia hiatal, se existir concomitantemente, o paciente poderá ser curado.
Um segundo tipo é o que ocorre com a dismotilidade do esôfago no qual a operação só irá piorar os sintomas do paciente.
Um terceiro tipo ocorre por refluxo do material do estômago quando este tem uma doença que não permite esvaziar o seu conteúdo. Neste caso também a operação anti-refluxo deve ser evitada como única intervenção. A doença do estômago também deve ser tratada.
DEVO MESMO FAZER ESTE EXAME?
A manometria esofágica é muito importante na seleção dos pacientes. Nos países do primeiro mundo torna-se um exame obrigatório antes de qualquer operação para a doença do refluxo gastroesofágico.
COMO É FEITO ESTE EXAME?
Ela é realizada pela introdução de uma sonda com sensores de pressão que é conectada a um aparelho que mede esta pressão. Um computador interpreta a leitura das pressões e das suas seqüências e através de padrões pré-estabelecidos teremos os diferentes diagnósticos. O exame é feito no consultório e é relativamente rápido.


Um link interessante para estudantes de medicina e leigos que queiram saber mais do assunto.http://www.moreirajr.com.br/revistas.asp?fase=r003&id_materia=4090

Espero sobreviver a este exame. Um abraço a todos os meus seguidores e leitores do mundo. Obrigada por me seguirem. Fiquem com Deus.
Paz e bem.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Divulgação de Escritores Contemporâneos - Oficina das Letras

Comentários sobre Pinochianas - Apresentação 19 de Dezembro de 2012