Disfonia e questões emocionais

Atualmente estou passando no Centro de Orientação Multiprofissional, da Sul 1, com um ótimo fonoaudiólogo:  Jason, já há 3 semanas consecutivas, estou vendo resultado, pois o mesmo trata não só da questão de minha disfonia, vivida desde agosto, ele consegue penetrar n'alma, e ajuda a fazer um equilíbrio emocional.
Eu percebo quando estou em consulta, existe uma mudança na voz, e quando falo de coisas que me machucaram durante ao longo da vida, a voz tende a ficar rouca, e cansada, já quando cito coisas alegres, ou momentos que considero feliz, a voz muda, tenta aos poucos voltar ao normal.
Claro, que além dos problemas emocionais, que geram minha vida, existe a questão do refluxo-gástrico que altera também a voz, e eu estou fazendo o tratamento no Servidor Público Estadual, mas demora para sermos atendidos.
Resumindo a voz é o termômetro da emoção para algumas pessoas, como eu.
Sei que apesar da casca grossa, sou como o caranguejo, mole por dentro, e fico guardando tudo dentro de mim, qualquer dia, fico sem fala de vez.
Sem contar, que eu vejo, observo coisas errôneas, e não sou capaz de falar para as pessoas, me magoando ainda mais.
Um dia, conseguirei, talvez, tenha sido a própria criação: "você tem que engolir sapos!!!" - Quantas vezes ouvi isso de pessoas mais velhas de minha família, e de pessoas que admirei ao longo de minha vida profissional, tá aí, agora os "sapos" estão me causando dor, e cansaço.
Mas, são coisas que temos que passar, e além de tudo tem meu lado espiritual, que devo retomar com urgência, o Dom gratuito que Deus me deu, mas, vi que este dom às vezes, atrapalha minha amizade, assim, como atrapalhou com uma pessoa que admirava, o atual vice-diretor da escola em que trabalho...Mas, é um assunto meu e dele, se ele não quer falar comigo, vou fazer o que???Mas, profissionalmente, como diz Zagalo: -"Ele vai ter que me engolir!"
Quanto ao resto, minha disfonia está aqui, espero que melhore, dia 23/01, tenho que ter já uma posição: Readaptação ou sala de aula, seguidas de licenças intermináveis???Depender dos outros é fogo!!!!
Mas, dependemos uns dos outros!!!
Veja aqui alguns itens que comprovam a disfonia emocional:


VOZ ROUCA – DISFONIA

Rouquidão

Voz Rouca – Disfonia
voz rouca, nome comum dado à disfonia, normalmente se inicia através de um processo emocional, traumático ou não, e com o tempo vai se tornando orgânica pelo uso errado da colocação vocal.
Podemos encontrar crianças que, já na primeira infância, emitem a voz através de berros pelos seguintes motivos,por exemplo moram em lugares onde a poluição sonora é elevada ou os familiares falam muito alto. Neste último caso, elas vão assimilando esse comportamento e, no decorrer da emissão da voz, forçam suas cordas vocais sem perceber, que estão causando a sí próprias problemas orgânicos como: calos, edemas, pólipos, etc.

Exame de videolaringoscopia realizado pelo Dr. Paulo Pontes, monitorado pelo Fonoaudiólogo Simon Wajntraub. O paciente apresentava voz rouca devido à corda vocal direita ser mais espessa. Durante o exame, quando Simon passa exercícios utilizando os tons graves, as cordas vocais se igualam e desaparece a rouquidão do paciente.
Um fator da atualidade que causa problemas seríssimos nas pregas vocais é o cigarro, principalmente no fumante passivo, que absorve a fumaça emitida pelo ativo. É um crime assistirmos a familiares fumando ao lado dos próprios filhos, às vezes em ambientes totalmente vedados, obrigando os pobres coitados a respirarem essa poluição que envenena o sistema respiratório e afeta as cordas vocais das crianças, causando rouquidão e outros problemas mais graves, inclusive tumores malignos.
Pessoas que trabalham utilizando a voz, se não realizarem um curso de Impostação para aprender a colocá-la a mesma corretamente, poderão ficar afônicas no decorrer das suas apresentações e, com o tempo, assimilar uma rouquidão crônica que afetará também a parte orgânica.
A voz rouca normalmente se inicia através de um processo emocional, traumático ou não, e com o tempo vai se tornando orgânica pelo uso errado da colocação vocal.
Podemos encontrar crianças que, já na primeira infância, emitem a voz através de berros pelos seguintes motivos,por exemplo moram em lugares onde a poluição sonora é elevada ou os familiares falam muito alto. Neste último caso, elas vão assimilando esse comportamento e, no decorrer da emissão da voz, forçam suas cordas vocais sem perceber, que estão causando a sí próprias problemas orgânicos como: calos, edemas, pólipos, etc.
Um fator da atualidade que causa problemas seriíssimos nas cordas vocais é o cigarro, principalmente no fumante passivo, que absorve a fumaça emitida pelo ativo. É um crime assistirmos a familiares fumando ao lado dos próprios filhos, às vezes em ambientes totalmente vedados, obrigando os pobres coitados a respirarem essa poluição que envenena o sistema respiratório e afeta as cordas vocais das crianças, causando rouquidão e outros problemas mais graves, inclusive tumores malignos.
Pessoas que trabalham utilizando a voz, se não realizarem um curso de Impostação para aprender a colocá-la a mesma corretamente, poderão ficar afônicas no decorrer das suas apresentações e, com o tempo, assimilar uma rouquidão crônica que afetará também a parte orgânica.

Método

No caso da voz rouca, é fundamental realizar o trabalho de correção com o apoio de um otorrinolaringologista, para que o mesmo elimine os problemas orgânicos através de medicações ou até mesmo cirurgias.
Hoje, com tecnologias e exames mais precisos das cordas vocais, ficaram bem mais seguros esses diagnósticos. Com a ajuda da videolaringoscopia, podemos filmar e reduzir o movimento das cordas. Se for preciso, utilizamos a câmera lenta para reduzir ainda mais esse movimento, conseguindo detectar pólipos mínimos que, a olho nu, não são percebidos. Se a pessoa ficar rouca por mais de uma semana, deverá recorrer ao tratamento.
Desenvolvi um sistema infalível em que, no teste que realizo com o paciente na primeira consulta, neutralizo sua audição tanto na via aérea (externa) quanto na via óssea (interna), com o objetivo de que ele não ouça a sua própria voz enquanto a emite. No momento do teste, ele projeta a voz sem bloqueios emocionais. Por isso, caso a rouquidão provenha dessa natureza, sua voz tende a ficar mais limpa e clara. Esse sistema é gravado em vídeo para que o paciente perceba como ficará a sua voz depois do tratamento.
É importante frisar que, se após o teste, a voz continuar rouca, a correção será realizada través de exercícios de colocação , procurando localizar um tom que não force as cordas vocais e que permita uma emissão mais perfeita. Entretanto, tal procedimento só poderá ser realizado após a aprovação de um otorrinolaringologista.
No meu método, não utilizo exercícios exagerados de respiração e relaxamento e não concordo com certos exercícios orofaciais desnecessários. Já tratei de vários atletas que possuíam um “pulmão de aço” com uma respiração incrível, e que, na hora de falar, tinham voz fraca, sem peso ou, às vezes, rouca. Por outro lado, já conheci asmáticos com lindas vozes.
Quando a pessoa apresenta uma tensão constante, encaminho-o para um professor de Yoga, pois não acredito que eu seja o mais indicado para transmitir técnicas de relaxamento. No momento, existem várias outras opções nessa área, como, por exemplo, o Tai-chi-chuan.
Algumas pessoas orientam seus pacientes com técnicas superultrapassadas, seguindo os preceitos dos oradores da antiga Grécia, onde se destaca o caso de Demóstenes, que apresentava gagueira. Para sanar sua deficiência na fala, Demóstenes gritava com seixos (pedrinhas) na boca em frente ao mar, tornando-se um dos maiores oradores daquela época.
Existem também terapias tradicionais onde os técnicos insistem na colocação de rolhas, avelãs, lápis e até línguas-de-sogra na boca dos pacientes, o que somente tumultua a fonação. Após retirarem esses objetos, que não tem mesmo sem nenhum embasamento científico algum, os pacientes sentem um alívio, que transparece através de ilusões de que a fala melhorou. É como colocar um sapato apertado: após retirá-lo… QUE ALÍVIO!!!
Outro erro muito comum é ficar insistindo em gargarejar com produtos químicos, líquidos ou alimentos, com o objetivo de melhorar as cordas vocais, aumentar a potência ou melhorar a freqüência da voz. Ora, a alimentação ou ingestão de líquidos jamais atingirá as cordas vocais porque a glote interrompe o espaço da laringe, e os alimentos são desviados para o esôfago. Quando há uma falha nesse sistema, nós nos engasgamos e tossimos para expelir rapidamente esses corpos estranhos, uma vez que a função primordial da laringe é a respiração, onde as cordas vocais se abrem, e em seguida, se unem e vibram, constituindo a fonação propriamente dita. Os famosos gargarejos aliviam apenas os processos inflamatórios e sensíveis da faringe, que é a parte superior da laringe.
Às vezes, fico impressionado quando cantores ou atores comentam que irão ingerir algum líquido para “molhar as cordas vocais”. Se esse fato realmente ocorresse, com certeza ocasionaria internação, pois seria preciso retirar tal líquido dos pulmões imediatamente.
O ideal para recuperar a voz quando esta estiver enfraquecida – o que é comum ocorrer no final do dia, pelo desgaste da musculatura que movimenta as cordas vocais e órgãos da fonação – é dormir profundamente, nem que seja durante dez minutos apenas. Após esse ato, a voz melhora acentuadamente. Inclusive, é por esse motivo que, ao acordarmos, a nossa voz fica mais forte, pois a musculatura, ficando em repouso no decorrer de uma noite inteira de sono, faz com que as cordas vocais trabalhem com mais energia.
Os exercícios de impostação têm como objetivo principal orientar a pessoa a fazer a colocação da voz de forma correta, sem “gastá-la” indevidamente, como, por exemplo, gritando ao telefone.
A impostação da voz, seria, basicamente a colocação da voz no seu tom fundamental.

Grave-Médio

Outro item importante da impostação é utilizar os médios e os graves da colocação da voz. No registro grave, a onda sonora é de grande amplitude, e o esforço vocal é menor, enquanto no agudo as ondas são menores, e o esforço para atingir o final de uma sala de aula ou um auditório é enorme porque há a necessidade de emitir muitas ondas sonoras.

Agudo

É muito comum encontrarmos indivíduos que dão aulas ou palestras constantemente e, já no início da apresentação, suas vozes começam a falhar, de tanta força que estão realizando para emiti-la, pois costumam utilizar os tons agudos.
O fundamental seria que, em todas as faculdades, fosse implantada a cadeira de Impostação da Voz e Oratória, para que os profissionais enfrentassem situações de explanação oral sem os bloqueios ou inibições habituais.
“A solução para os professores não está apenas na impostação da voz.”

Atenção: Professores afônicos encostados por invalidez!

Quando iniciei a minha pesquisa, em 1968, procurei utilizar os recursos mais atuais da Eletrônica para facilitar a emissão da voz. Entretanto afirmo: mesmo com todas as técnicas de impostação, um professor – por exemplo – que trabalha em vários lugares para sobreviver, e durante o dia todo, jamais conseguiria fazer com que suas cordas vocais suportassem tamanho esforço.
O ideal seria a utilização de caixas de som com amplificador e um microfone, se possível sem fio, com o objetivo de o professor se deslocar melhor na sala de aula. Esse sistema pouparia prejuízos como o de mestres que estão fora das salas por apresentarem problemas de afonia (inclusive os milhares que são considerados inválidos) ou recebendo aposentadoria já no início da carreira, e o de outros grandes mestres que, devido a uma rouquidão crônica ou problemas sérios nas cordas vocais , são obrigados a abandonar a profissão que amam, mesmo sendo adorados pelos alunos.

Atenção, Escolas Federais, Municipais e Estaduais!

Sai bem mais em conta implantar esse sistema de som do que custear uma invalidez vocal. Algumas escolas e cursos particulares estão adotando a sonorização das salas de aula. Já está na hora de o Município o Estado e a União perceberem que o caminho é este.
Que tal os vereadores, deputados federais e estaduais criarem uma lei que torne obrigatória a sonorização em auditórios e salas de aula?
Além do sistema que estou citando, onde o profissional economizaria sua voz com a utilização do microfone, é fundamental a realização do curso de Impostação porque é muito desagradável lidarmos com vozes esganiçadas nas mulheres ou fracas, estridentes e, às vezes, até finas nos homens. Existem professores que, por apresentarem problemas de dicção, podem dificultar a compreensão daquilo que estão ensinando ou mesmo transmitir a deficiência para os alunos, principalmente para as crianças.
Um exercício fundamental no treino da voz rouca é colocar o paciente sob pressão para educar sua voz em situações onde exista uma forte carga emocional. Digo isso porque as pessoas que apresentam voz rouca são, em geral, muito sensíveis, portanto costumo colocá-las numa verdadeira sessão de “porradaterapia” para que elas aprendam a colocar a voz sob extrema tensão e emoção.
Uma dica que gosto de dar sempre é no sentido de a pessoa evitar gastar a voz à toa em situações tensas. Em outras palavras, não se deve ficar dando esporro gratuitamente e procurar controlar-se ao máximo – e esse conselho vai principalmente para aqueles que usam a voz como instrumento de trabalho. Outra coisa igualmente importante é evitar “berrar” ao telefone, pois a voz ficará sobrecarregada e sofrerá com isso.
Se o seu problema não for orgânico, procure modular a voz numa escala musical e verifique qual o tom no qual a emissão fica mais clara.

O método de correção de voz rouca

No inicio realizo a primeira consulta para uma avaliação no valor de R$ 300,00 (Trezentos reais) e após apresento um orçamento global estipulando o número médio de atendimentos que varia de 80 (oitenta) à 200 (duzentos) atendimentos incluindo as aulas de oratória em grupo, já no primeiro atendimento quando o inicio o tratamento já altero a voz do paciente eliminando a rouquidão no primeiro atendimento, a seguir ele adquire o material de 6 cd’s com a minha voz gravada para exercitar constantemente no carro ou em casa. Neste caso também é importante freqüentar as aulas de oratória em grupo para treinar a voz na emoção. Maiores detalhes consultem os links método e aula de oratória.

Instituto de Oratória e Fonoaudiologia Simon Wajntraub

O Instituto de Oratória e Fonoaudiologia Simon Wajntraub é especializado no tratamento dos distúrbios da voz (voz rouca – disfoniavoz trêmula, falhando e presavoz finavoz gravevoz afeminadavoz baixavoz altavoz anasalada – fanhosmudança de voz para transexuais, etc.), problemas da fala (atraso de linguagem da criança – afasia infantil –, baixa auditivamá dicçãodislaliafala acelerada e fala lentaafasia – perda da fala –, gagueira, etc.) e dificuldades de comunicação (timidez e inibiçãofobia socialoratóriadislexiadisgrafia, etc.).

Consultas e Atendimentos

O Fonoaudiólogo e Professor de Oratória Simon Wajntraub apresenta o melhor método para a correção dos distúrbios da voz e da fala e o melhor curso de oratória e argumentação sob pressão. Supere a timidez e a inibição e aprenda a falar bem em público!
O número de atendimentos para tratamento dos distúrbios da voz pode variar entre 60 e 200. Marque sua consulta!
As consultas podem ser marcadas por telefone ou por e-mail – não há a necessidade de se dirigir ao local de atendimento para marcá-las –, e podem ser realizadas, pessoalmente, nas cidades de São Paulo – SP, Campinas – SP, Rio de Janeiro – RJ (em Copacabana ou na Barra da Tijuca) e Brasília, ou pela Internet. Todos os atendimentos devem ser marcados com antecedência.
Para maiores informações, acesse: Consultas e Curso de Oratória.
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