Contribuição ambiental no curso comunidade educadora sustentável



Aluna do Curso Comunidade Educadora Sustentável:
Tereza Cristina Gonçalves Mendes Castro

A reflexão sobre o caminho percorrido em cada módulo deste Curso, o significado do processo de aprendizagem e a organização dos conhecimentos construídos, reconstruídos ou aprofundados, explicita a lógica do processo vivido e contribui para um enriquecimento tanto da prática como da teoria.

Nesta questão discursiva individual do módulo VI, você é convidado a redigir um texto que descreva a experiência vivida, a partir das reflexões e dos diálogos vivenciados, das orientações recebidas e dos saberes compartilhados.

O texto deverá apresentar uma sistematização de todos os módulos anteriores (I a V), respondendo aos itens:

 Compreendi...

 Aprendi...

 Estou refletindo...

 Contribuí com...

 Tenho a dizer que...

     Compreendi que a Educação Ambiental é um ramo da Educação, cuja intenção é contribuir para a preservação do Meio Ambiente e a utilização sustentável de seus recursos.
      A Educação Ambiental desperta nas pessoas uma conscientização de que o Ser Humano é parte do Meio. Tentando superar a visão antropocêntrica, que fez com que o homem se sentisse sempre o centro de tudo, esquecendo a importância da Natureza, da qual é parte integrante.
     Além disso, compreendi que o desenvolvimento econômico está associado ao Meio Ambiente, pois o lucro mais consumo, resulta em desigualdades sociais.
 Modelo de desenvolvimento – produz – Consumo – Opulência e desperdício –Degradação ambiental e perda da qualidade de vida – perda da qualidade da experiência humana – Miséria e fome – Exclusão Social – Produz novo Modelo de Desenvolvimento.
     Podemos exemplificar o Lixão de Gana, que atualmente foi tema de reportagem na Tevê Record. E, os lixões aqui mesmo na cidade de São Paulo.
     Aprendi que por meio de mudanças e atitudes transformadoras podemos melhorar o nosso Meio, aliás, saber utilizar os 3 rs: Reduzir, Reciclar e reutilizar, e acrescento ainda reaproveitar.
     Aprendi a ter mais sensibilidade dos vídeos assistidos, em especial dois que me chamaram a atenção, que foram: A História das Coisas, e o Vídeo sobre a construção da Cidade de São Paulo, sem contar nas transformações dos rios que ocorrem até os dias atuais.
     Aprendi a ser mais participativa, até bem antes do curso, quando algo não está na minha alçada, acabo, ligando para subprefeitura, exemplo, quando ocorre entupimento de bueiros e vazamento de esgoto, mesmo não morando perto do local exato. Procuro fazer minha parte, nessa área.
     Ainda estou aprendendo muito, atualmente, refletindo muito com os colegas do fórum, em especial, com a colega Maria Aparecida Souza, que já fez mestrado em EA. Como, por exemplo, a fazer, um bom diagnóstico ambiental, que ainda leva um tempinho para ser processado em minha mente.
     Além, da colega citada, também tem a minha coordenadora da DE, a Adriana que fez oceanografia, e entende muito sobre Meio Ambiente, em questão dos estudos que ela tem sobre os oceanos.
     Estou refletindo muito nas questões ambientais, embora já com 20 e poucos anos de licenciatura, sempre me empenhei nas questões de cunho ambiental, procurando trabalhar nas disciplinas que lecionava, para produzir alunos com propostas melhores para o mundo. Então, ainda reflito muito, sobre, o que fazer em sala de aula, na minha casa, ao ensinar meus filhos, e acima de tudo como cidadã? Claro que para isso, procuro estabelecer princípios para não deixar um mundo melhor para meus filhos, e sim filhos melhores para o Planeta. Sei que é difícil, pois as questões socioeconômicas estão interligadas as questões ambientais.
     Contribuí e vou ainda contribuí muito com esta questão, agindo de maneira diferente e tentando proporcionar coisas legais para meus filhos, e alunos, afinal todos temos deveres com o Planeta Terra.
     Tenho a dizer, que não fico só no curso, ou nos textos do mesmo, mas tendo ler sobre o assunto e assistir, programas que falem sobre Tecnologia, Ambiente, Sustentabilidade e como podemos melhorar o mundo.
     Além disso, tenho uma frase como escritora que cai bem no nosso curso Comunidade Educadora Sustentável: “ Deus Tudo perdoa, o homem pode até perdoar, mas a Mãe Natureza, jamais perdoará o que à ela fizermos.”Téka Castro, escritora

 São Paulo, 27 de Novembro de 2012.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A busca do corpo perfeito

2 de Novembro - Nascimento de pessoas imporatntes