Comentário sobre questão ambiental



A partir dos materiais apresentados no Bloco III, que demonstram uma experiência articulada entre atores sociais organizados (ONG), escolas e respectivas comunidades e outros atores públicos (prefeituras, secretarias, agências ambientais) para a realização de intervenções educadoras, responda às questões a seguir. Elabore um texto discursivo que exponha qual sua compreensão e ponto de vista. Busque fundamentar sua resposta com base nos materiais mencionados neste bloco.

a) Como a escola onde o grupo atua se relaciona com o território no qual se localizam escola e comunidade?

b) Há – ou já houve – algum trabalho semelhante? Se não, o que impede? Se há, quais são as similaridades, distâncias e aproximações entre os dois? Se já houve, que balanço se pode fazer dele?

c) Refletindo sobre o território do qual a escola faz parte (bairro, microbacia, cidade, bacia hidrográfica etc.), que tipo de trabalho seria possível realizar tendo em vista o tema “água”? Como trabalhar a inter-relação entre esse tema e os demais temas geradores abordados no curso –
 produção e consumo e biodiversidade?


“Busco o melhor lugar do mundo para soltar minhas palavras e delas gerar as sementes das futuras gerações. Vamos reflorestar o homem.” Juliana Brito Santana Leal, 12 anos, Goiânia (GO). Participante do 6º Concurso de Redação Ler É Preciso.
Elaboração das respostas às questões acima da Professora e escritora Tereza Cristina Gonçalves Mendes Castro, formada em Química.
      Na escola onde atuo, tendo em vista já alguns anos a questão ambiental, elaborei inicialmente um projeto de reciclagem e artesanato, onde alunos do EJA elaboravam com materiais recicláveis objetos de utilidade. Até que um dia, assistindo a uma entrevista com a Dra Zilda Arns, sobre a desnutrição infantil, senti que nossa comunidade, não alunos, pais, a própria cozinha escolar, joga muitas coisas que poderiam ser aproveitadas fora, como por exemplo, os talos da cebolinha, ou tiram a casca do abacaxi, e simplesmente jogam no lixo, sabendo que esta casca também está cheia de nutrientes. Então, unindo o útil ao agradável, comecei a repensar nas minhas aulas nos terceiros anos do EJA, onde os alunos são mais maduros, mas tive uma experiência, também com um terceiro regular. Batizei o Projeto de Reaproveitamento Alimentar, e tem tanto a parte escrita, que compõe a Disciplina de Química, como o envolver de outras, como Matemática, procurei passar também aos alunos a questão da Exposição Degustativa, onde os alunos levam os pratos para apreciação. Nessas exposições, eu já provei brigadeiro de casca de banana, doce da casca de melancia, e descobri com os próprios alunos, que a parte branca da melancia é um Viagra natural.
     Claro que este projeto criado por mim, visa à questão do desperdício, pois vivemos numa região de Manancial, e como moradora do bairro há alguns anos, percebi que o córrego, que deságua na Billings simplesmente morreu, e além das construções desenfreadas e impróprias, o lixo é jogado de maneira irregular, e traz um ambiente poluído, sujo e com seres como ratos e baratas para a região.
     Por isso, com a atuação de meu projeto, pude perceber mudanças da maioria dos alunos na questão do desperdício de alimentos. O Professor Cícero desenvolveu no dia 5 de Junho, dia do Meio Ambiente, outro, projeto que expôs na escola, na conscientização sobre a Água e o Aquecimento Global.
    Nessa questão de atuação ambiental, mesmo estando numa área de manancial, são poucos os docentes que estão envolvidos dentro da Educação Ambiental, e para isso, a sensibilização é importantíssima para podemos conscientizar aos nossos alunos.
     Na questão sobre a água e a hidrografia de nossa região, que no passado foi muito rica, hoje a vejo sendo destruída, desvalorizada, pela própria população.
     http://ww2.prefeitura.sp.gov.br/arquivos/secretarias/planejamento/zoneamento/0001/parte_II/cidade_ademar/16-MAPA-AD-04.jpg 
     Já houve projetos das escolas com a Sociedade de Amigos do Balneário Mar Paulista, onde havia passeatas em torno à represa, e questões sobre lixo, biodiversidade e outros pontos, mas infelizmente houve numa das passeatas a morte de adolescentes, que de manhã, foram com os professores, e a tarde voltaram e como estava um dia quente, foram nadar, acabaram se afogando. Nisso, a parceria foi encerrada. Lembro a situação, pois estava como secretaria da Sociedade, e lecionava em uma das escolas parceiras.
      Fora isso, as questões ambientais foram sendo esquecidas e a Sociedade de amigos foi desfeita, e eu como educadora acabei me envolvendo e agindo por conta nas salas de aula que eu estive, e estou trabalhando. Claro que sei que muitos docentes são solitários como eu para explicar ou tentar desenvolver um trabalho na Educação Ambiental.
    

















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