Compartilhando uma alimentação saudável

Em vista de tanto desperdício humano e irracional, numa era em que acabamos de ter um evento de importância Mundial como a RIO 20, e na era sustentável, fico imaginando como podemos desperdiçar tanto???
Lamento que as pessoas, joguem ainda no lixo, comida, tanto empresas fast food, como a dona de casa, do século XXI, alimento a Natureza nos oferece gratuitamente, e só nos pegarmos a História da Humanidade, e verificarmos que desde do Paleolítico, o homem procurava na própria região seu alimento. Claro, que depois com a invenção do fogo, isso aumentou nosso paladar.
Mas, hoje em dia, com o estresse diário, a corrida pelo ouro, e a falta de hábitos alimentares como das nossas bisávos, vemos que nossas crianças estão mais obesas, e sem nutrientes, são poucos os valores que colocamos à mesa.
E, com certeza, mudará toda a indústria até cosmética, pois os alimentos ajudam na beleza natural da pele, dos cabelos, e até na questão estética corporal.
O alimento, produzido e manipulado com amor, é o melhor medicamento que temos.
Mas, as pessoas insistem ir às farmácias, às cirurgias plásticas para se embelezarem.
Para ficar morena, bronzeada, devemos nos alimentar com betacaroteno, encontrado na cenoura, na beterrada e em outras hortaliças, mas deixamos de lado isso, para beliscar um bom pedaço de sanduba, mesmo que seja tipo " natural", será que realmente é???
Compramos temperos artificiais, mas um bom dente de alho, cebola, salsinha, coentro... são temperos, encontrados na feira, e são mais eficazes para nossas vidas.
As pessoas tem preguiça de fazer um bom suco de laranja, ou limão, que fazem bem a circulação, preferem um preperado, ou enfiamos em nossos filhos refrigerantes, com muito CO2.( Gás Carbônico - ou melhor dióxido de carbono, presente em todo refrigerante).
Bem, sendo assim, compartilharei nas próximas semanas, algumas receitas pesquisadas pelos meus exs alunos do 1º semestre da EE Professor Doutor Lauro Pereira Travassos, e seu comentários sobre a questão do reaproveitamento alimentar.
Enquanto isso, leia sobre o MEL, algo que adoça e nos fortalece.
Porém, assassinamos as abelhas que fazem esta produção gratuitamente sem pedir nada em troca.
Téka Castro, escritora eeducadora, formada em Química.

Vida Saudável










Benefícios

:: Mel
 Os benefícios de levar o "néctar dos Deuses" no bolso!

Benefícios MEL

O mel é, de acordo com a Organização Mundial de Saúde, o alimento natural mais completo e saudável que existe.
 Uma das primeiras características a destacar é o seu alto teor nutritivo e energético. Ele é composto por 38% de frutose, 31% de glicose, 1% de sacarose e 9% de outros açúcares: é o único adoçante que não precisa de ser refinado. É também rico em vitaminas B, C, D e E e minerais :cálcio, cobre, ferro, magnésio, fósforo, potássio, sódio e zinco e tem ainda um teor considerável de antioxidantes (flavonóides e fenólicos). É um antibiótico poderoso de largo espectro, quer “fungicida, quer microbicida, actuando contra os organismos que originam o vírus Staphylo e as infecções causadas pelo fungo cândida.
Daí que se possa dizer que o Mel tenha uma actividade antioxidante, anti-trombótica e vasodilatadora, o que vai ajudar na prevenção das doenças cardiovasculares.
Há também estudos que demonstram o seu papel benéfico para a prevenção do cancro. A par destes efeitos, o mel é ainda um importante bactericida, pelo que tem um papel na defesa contra a Helicobacter pylori, responsável por grande parte das gastrites e úlceras pépticas. Ou seja, o mel tem um papel fundamental no nosso sistema imunitário!
É muito aconselhado para doentes com hipoglicémia que possam causar insónias e para variações de humor.
O Mel é um alimento pré-digerido pelas abelhas, e por esta razão, é absorvido directamente pela corrente sanguínea, sem necessidade de uma digestão complicada ou demorada. O mel, como fonte de calor e energia, é o mais completo de todos os alimentos naturais, sendo recomendado para pessoas de qualquer idade. Funciona também como fortificante e agente profilático de muitas doenças. Consumido diariamente, traz inúmeros benefícios para a saúde:
  • age contra depressão e insónia;
  • Beneficia o aparelho respiratório, combatendo gripes, constipações, tosses, bronquites, etc.;
  • Regulariza as funções do sistema digestivo;
  • Fortalece o coração;
  • Auxilia a cicatrização de ferimentos;
  • Possuí acção benéfica sobre a pele;
  • é um alimento ideal para crianças, convalescentes e desportistas, que precisam repor grandes quantidades de energia

Informação nutricional segundo a Tabela de Composição Nutricional dos Alimentos
 Por 100 grde Mel ingerido
 Energia: 309 kcal
Água:18,5 g
Proteína:0,5 g
Gordura:0,0 g
Hidratos de Carbono:78,0 g
Monossacarídeos + dissacarídeos:78,0 g
Vitamina B1: 0,01 mg
Vitamina B2: 0,04 mg
Vitamina B3: 0,3 mjg
Vitamina B6: 0,2 mg
Sódio: 12 mg
Potássio: 51 mg
Fósforo: 10 mg
Magnésio: 2 mg
Ferro: 0,4 mg
Zinco: 0,9 mg
Eis alguns Efeitos do mel comprovados cientificamente:

O mel vai ter um efeito positivo na tosse, actuando como supressor desta.
(“Do cough suppressants or honey help pediatric cough?” G. Michael Allan, Michael Kolber, Christina Korownyk. Abril 2011); (“Honey for acute cough in children” Olabisi Oduwale, Martin M. Meremikwvi, Ângela Oyo-Ita, Ekong E Udoh. Janeiro 2010)

1 a 2 colheres de chá de mel já tem actividade antimicrobiana e pode suprimir a tosse.
(“Conventional and alternative medical advice for cold and flu prevention: what should be recommended and what shoould be avoided?” Moyad MA, Dezembro 2009)
O mel tem capacidade anti-oxidante derivada dos componentes fenólicos (grande contributo), péptidos, ácidos orgânicos, enzimas, etc.
(“Identification and quantification of antioxidant components of honeys from various floral sources.” Nele Gheldof, Xiao Hong Wang, Nicki J. Engeseth. Setembro 2008)
Os compostos fenólicos constituintes do mel estão biodisponíveis e aumentam a actividade antioxidante. A substituição do açúcar pelo mel é benéfica para a saúde.
(“Derek D. Schramm, Malina Karim, Healther R. Schrader, Roberta R. Holt, Márcia Cordeti, Carl L. Keen. Fevereiro 2003)
Os antioxidantes do mel derivam de vários componentes como os polifenóis e flavonóides, os quais são anti-trombóticos, antioxidantes e vasodilatadores.
(“The potential role of honey and its polyphenols in preventing heart diseases: review” MI Kalil, SA, Sulaiman. Julho 2010)
Pode ter efeitos positivos na prevenção do cancro.
(“Antiproliferative effects of honey ando f its poluphenols: a review” Saravana Kumor, Jaganathan and Mahitosh Mandal. Julho 2009)
O mel apresenta um índice glicemico menos acentuado que o açúcar, e por isso é mais apelativo para os diabéticos.
(“Plasma glucose responses to glucose, sucrose and honey in patients with diabetes mellitus: an analysis of glycaemic and peak incremental índices.” Samanta A, Burden AC, Jones GR. Setembro 1985)
A sua actividade antibacteriana inibe a Helicobater pylori, que causa gastrites e úlceras pépticas.
(“The antibacterial activity of honey on helicobacter pylori” Nzeara, BC AI-Namaani, F. Dezembro 2010)
 :: Propolis Verde

A própolis verde é conhecida pelas suas propriedades terapêuticas, sendo considerado o mais eficiente “antibiótico” natural. Uma das ações mais conhecidas é, de facto, a antimicrobiana: a própolis verde mata as bactérias. A própolis actua igualmente contra fungos, tem actividade antitumoral, tem propriedades antioxidantes, previne a cárie e o envelhecimento, entre muitos outros. Pode ser utilizada num infinito número de tratamentos, até porque ao reforçar o sistema imunitário, podemos dizer sem reservas que faz bem a tudo! E mais: não tem qualquer efeito secundário ou contra indicação, precisamente por se tratar de um produto 100% natural. Importante é também mencionar que a própolis ajuda à regeneração das células, podendo ser associado como um produto extremamente pertinente no combate a doenças cancerígenas. Apresenta ainda propriedades balsâmicas e anestésicas. O seu uso pode ser feito através de ingestão ou aplicação através de uso externo, aplicando-se directamente nas feridas, eczemas, etc. a tratar.
Estudos comprovam que o Propolis Verde estimula a fagocitose - o meio pelo qual os glóbulos brancos do sangue destroem as bactérias. Está, então, indicado nas feridas e contusões, nas inflamações das membranas mucosas da boca e garganta, na tosse seca, nas úlceras, na acne e na estimulação do sistema imunitário, entre outros.

É utilizada em diversos tratamentos, como o tratamento de candidíase atrófica crónica e anti-séptico bucal, bem como o tratamento de dores e inflamações de garganta, aftas faringite, sinusite, mau hálito e herpes, aniquilando os fungos e as bactérias.
 O que é a Propolis verde:
A Propolis é a substancia resinosa obtida pelas abelhas através da colheita de resinas presentes na flora e que é, posteriormente alterada pela acção das enzimas contidas na sua saliva. A própolis verde apenas é produzida numa região do mundo, a América do sul, mais concretamente no Brasil, graças à sua vegetação local (alecrim do campo), clima e solo.
 Contributo da própolis verde no organismo humano:

  • Aumenta as defesas do sistema imunitário
  • Acção antibacteriana
  • Acção antivirótica
  • Acção antiinflamatória 
  • Ajuda à regeneração das células
  • Para aumentar as defesas do sistema imunitário;
  • Gripes e constipações;
  • Sinusites;
  • Infecções de ouvido, boca e garganta.
  • Eficaz em qualquer processo infeccioso.
  • Excelente auxiliar contra infecções provocadas por bactérias e fungos.
  • Prevenção e tratamento da pneumonia crónica e bronquite infantil 
  • Tratamento de colite aguda e crónica
  • Tratamento de queimaduras
  • Acção auxiliar no tratamento de cancro e activação dos anti-cancerígenos;
  • Acção auxiliar no tratamento da leucemia;
  • Acção de aumento da quantidade de leucócitos e plaquetas.
  • Eficaz em qualquer processo infeccioso


Immunity Green em caixa de 60 unidades com monodoses de 5g cada.

É o mais eficiente “antibiótico” natural por ser composto por propólis verde, equinácia e mel. Este suplemento:

  • Fortalece e aumenta as defesas do sistema imunitário
  • Previne as células contra o Cancro;
  • Fortalece os pulmões contra todas as gripes;
  • Evita o envelhecimento precoce;
  • Funciona como anti-inflamatório, cicatrizante, anti-úlcera e anti-cárie;
  • Previne e trata bronquites, asma, rinites, faringites e sinusites.

Propólis Verde em frasco de 20 ml

Extracto de Propólis Verde aumenta a resistência imunitária, estimula a produção de anti-corpos e produção de novas células É considerado um poderoso anti-tumoral, antioxidante, anti-fúngico e bactericida. Pode ser tomado ou para uso externo, aplicando directamente na superfície a tratar (frieiras, fungos das mãos e pés, etc).
Como suplemento alimentar aconselha-se a ingestão de 10 gotas diluidas (em água, sumo, chá, etc.) 3 vezes ao dia;
Como uso externo, aplicar na zona a tratar directamente, ou com algodão, à semelhança de quando usamos um desinfectante.

VIDA SAUDÁVEL





















Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A busca do corpo perfeito

2 de Novembro - Nascimento de pessoas imporatntes