Disfonias - Um problema que atinge a maioria dos docentes

Bem o que é disfonia?

Rouquidão é definida como qualquer mudança no carácter vocal. É uma patologia provocada por alterações da mucosa de qualquer das partes da laringe, sendo as cordas vocais a zona que mais sintomatologia costuma dar.

Ela atinge principalmente quem faz mal uso da mesma, ou devido a várias causas, como competi com o barulho desenvolvido em sala de aula, a postura, os hábitos alimentares, doença do refluxo gástrico, estresse e a falta de exercício para a voz, proporcionam o cansaço, e consequentemente a rouquidão que atinge principalmente os educadores do país, que além de lecionarem o dobro de sua jornada, têm que competi com celulares(embora seja LEI que não se use em salas de aula), conversas paralelas e outros fatores que atinge ao professor em cheio.
A disfonia pode ser tratável pela fonoaudiologia, que trata desde distúrbios de fala quando ao problema de voz, e que não valorizamos o suficiente, aliás muitas vezes nos preocupamos com os outros do que com o nosso próprio corpo e alma.
Além disso, existe o fator emocional que agrava a disfonia, muitas vezes jogamos nossas preocupações, mágoas, etc aonde for mais sensível em nosso organismo.
Eu acho que aqui cabe, como estou desde agosto de 2012. Êta aninho difícil!!!!
Mas, vamos lá.
Aprendi na orientação vocal no HSPE - SP, com a dra Michele, e um grupo de pessoas que foram orientadas por ela razões sobre o cuidar da nossa voz, na verdade foram 4 encontros, aulas de fono para leigos.
Existe uma balança de pontos positivos e negativos para as pregas vocais( 2 finas pregas - que se atritam entre si quando falamos).
Estes pontos positivos são: Postura adequada; sono de 8 h ao menos, vestuário ( Não usar roupas apertadas na região do pescoço), e beber ao menos 2 litros de água. Coisa que não fazemos diariamente, por isso citei o estresse, como causa da disfonia.
Os pontos negativos, estes são: Falar alto, fadiga vocal, estresse, bebidas alcoólicas, anestésicos, tosse, pigarro, RGE, ar condicionado, alergias ( Rinite, Sinusite, as ites...)ventilador, cigarro, e outras drogas).
Bem, como vimos tem mais pontos negativos do que os positivos para o problema de disfonia, que nos atinge diariamente.
Nossa Qualidade de Vida depende das nossas escolhas, e isso ajuda com nossa saúde não só vocal, mas de todo o corpo e consequentemente nossas mentes.
As estruturas que ajudam a formar as palavras são: Língua, Boca, Dente, Céu da boca, que fazem o som da voz, e é claro a inspiração correta do ar, que filtra o oxigênio através das narinas, e encher os pulmões corretamente para eles realizarem as trocas gasosas, e a expiração de preferência pela boca, e que infelizmente devido nossa agitação não fazemos esse processo adequadamente.
Muitas vezes, o problema da disfonia pode ser por cisto, que já nascemos com ele, mas muitos não desenvolvem, e nódulos que acabam prejudicando as pregas vocais e consequentemente nossa vida..
Bem, espero que com isso possamos desenvolver melhor a questão da saúde de nossa voz.
Um abraço a equipe do Servidor Público de Fonoaudiologia, em especial a dra. Michele e aos meus companheiros de orientação que terminou em 2/4/2013.
Abraços a todos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Phmetria e manografia esofágica

A busca do corpo perfeito